Casa das Artes exibe "Aikewára, a ressurreição de um povo", dia 2
30/10/2019 08:46 em Novidades

O documentário de longa-metragem conta a saga dos índios Aikewára durante a ditadura militar no Brasil. O filme terá sua exibição no próximo dia 02 de novembro, às 17 horas, Casa das Artes, Belém.

Em 80 minutos de duração, o diretores Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá abordam a violência cultural sofrida pelos Aikewara, em uma visão nunca narrada sobre a Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, segundo as visões dos diretores, trouxe consequências desastrosas para esse povo como o alistamento de jovens indígenas para guerra e a extinção de práticas culturais. Filmado no município de São Geraldo do Araguaia, o processo de construção do documentário contou com a consultoria do ativista Paulo Fonteles Filho, falecido em outubro de 2017, em Belém.  

"Aikewára é a história de uma ressurreição em curso, mais uma entre tantos outros renascimentos de uma nação indígena que ao longo do tempo ultrapassou por várias vezes a ameaça da extinção física, seja nas mãos dos seus antigos adversários – os Kayapós – seja no enfrentamento com fazendeiros e castanheiros ou mesmo na superação de epidemias que no início da década de 1960 reduziram o povo a pouco mais que vinte indivíduos. É um filme sobre o direito à existência e sobre a resistência para fazer este direito existir", explica o diretor Luiz Arnaldo Campos, sobre a obra.

Foto: Reprodução

Com informações do Portal Cultura

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!