O Carnaval Oficial de Belém voltará, em 2019, a ser realizado na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belém, em meados de dezembro do ano passado.
A experiência desastrosa do carnaval 2018, realizado de maneira improvisada ao longo da avenida Marechal Hermes, sob fortes e chuva e alagamentos, ainda está na memória dos brincantes e amantes dessa grande festa popular.
A então justificativa por parte da PMB de que tal mudança de local traria economia para o município não passou de erro grave, uma manobra para supostamente atender a escusos interesses em torno do milionário investimento na montagem de estruturas provisórias que não teriam serventia para além do desfile.
Em 2017, ignorando as organizações carnavalescas, os milhares de brincantes e toda a atividade econômica que envolve a preparação e a realização do carnaval, o prefeito resolveu desferir um duro golpe, cancelando o desfile e desidratando as festas populares que tradicionalmente ocorrem nos bairros.
Em péssimo estado de conservação, infelizmente, até o momento, as obras de reparos na Aldeia Cabana não foram iniciadas, como a Prefeitura de Belém havia prometido. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a nova data para o início dos serviços depende do fim da análise e trâmite legal de recurso interposto por uma empresa participante da concorrência pública. É aí que mora o perigo. E essa pode ser a senha para o novo golpe contra o carnaval.
Foto: Marco Santos/DOL