Colorir as ruas de Belém com o Arraial do Pavulagem
05/06/2018 11:58 em Novidades

Junho é o mês do Arrastão do Pavulagem! A programação começa na manhã deste domingo (10), com o ensaio geral na Praça dos Estivadores. Será uma grande festa com show da banda Arraial do Pavulagem ao final do ensaio.

Já no domingo (17), o Arrastão do Pavulagem sai pelas ruas. Com concentração na Escadinha da Estação das Docas e saída às 9h, rumo à Praça da República.

O Arrastão do Pavulagem continua colorindo as ruas de Belém nos domingos de 24 de junho e 1 de julho, também com concentração na Escadinha da Estação das Docas e saída às 9h, rumo à Praça da República.

O Arrastão do Pavulagem nasceu do sentimento comum de fazer uma quadra junina com o sotaque do Norte e contribui para manter viva a memória oral tradicional, tão importante para a formação da identidade das novas gerações, em particular aquelas que vivem condicionadas ao espaço urbano, partilhando a herança do folguedo do Boi-Bumbá, bandeiras de santos, mastro, bonecos cabeçudos, ritmos, cores, danças, cantos e cheiros característicos da região, com o intuito de reunir e alegrar a cidade.

As letras das canções tocadas e dançadas nos cortejos evocam a identidade do homem que nasce e vive na Amazônia. Em junho, os ritmos tradicionais do mês – xote, quadrilha, toada de boi e o carimbó – estão presentes no cancioneiro e trazem símbolos de cada tempo, como as fogueiras, o São João, entre outros elementos do rico material produzido pela cultura popular brasileira.

 

Fonte: www.guiart.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!