I Festival Marajoara de Cultura Amazônica lança campanha de financiamento coletivo
05/06/2018 09:17 em Novidades

O I Festival Marajoara de Cultura Amazônica acontecerá em julho de 2018 na Ilha do Marajó, nos dias 12, 13, 14 e 15 nas cidades de Salvaterra e Soure e Comunidades Quilombolas de Salvaterra, proporcionando a troca de experiências entre os mestres de cultura, os quilombolas e artistas da Região Metropolitana de Belém, além de favorecer acesso à comunidade em geral de forma gratuita, à produção musical, audiovisual e espetáculos de danças, ocupando ruas e praças locais.

O Festival Marajoara de Cultura Amazônica é um evento de grande importância no contexto social e cultural do arquipélago do Marajó, uma vez que sua organização surge exatamente pela ausência de manifestações que coloquem em circulação a cultura tradicional local.

O projeto visa colocar em evidência a tradição marajoara, devolvendo suas manifestações às ruas, valorizando os Mestres e Mestras da cultura popular que estavam esquecidos e desvalorizados devido ao grande apelo musical da atualidade.

É um evento importante porque visa resgatar e acima de tudo fortalecer o histórico cultural da região, colocando os artistas e seus saberes em evidência e dando oportunidade para que as novas gerações conheçam e se interessem por essa tão rica tradição local.

O nosso maior objetivo é colocar a cultura popular tradicional novamente nas ruas, ajudar na sensibilização da população para a importância de valorização da cultura marajoara, proporcionando meios para que tenham autonomia de fazer suas intervenções nas ruas e nas praças, além de qualificá-los a fazer os registros audiovisuais de suas histórias e suas culturas.

Atrações:

Homenagem ao Mestre Regatão - Tambores do Pacoval (Soure);

Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho (Soure);

Grupo Quilombola Mestre Zampa (Bairro Alto);

Mestre Damasceno e os Nativos Marajoara (Salvaterra);

Lauvaite Penoso;

Cobra Venenosa;

Zimba Groove;

Allan Carvalho e Luís Girard - Sentinelas do Norte;

Ronaldo Silva;

Ita Lemi Sinavuru.

Para ajudar na campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/i-festival-marajoara-de-cultura-amazonica

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!