Artista paraense lança documentário sobre obra em fachada de prédio em São Paulo
Atualidades
Publicado em 09/01/2025

Miguel Salvatore

“Águas de Encantaria”, da paraense Isa Muriá, foi lançado recentemente e é inspirado em sua obra homônima, uma pintura em empena (fachada de prédio) aberta para visitação no bairro M’Boi Mirim, em São Paulo. A obra “Águas de Encantaria” foi selecionada pelo Museu de Arte de Rua (MAR), projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A empena homenageia as histórias e cosmovisões da Mãe d'Água da Amazônia Paraense, unindo memória, arte e ativismo ambiental.

O documentário, por sua vez, aprofunda essa narrativa ao trazer depoimentos que conectam memória, ancestralidade e sustentabilidade. Isa Muriá resgata histórias contadas por sua tia-avó, Glória Rocha, sobre vivências com o pescador Manoel Rocha, seu bisavô. Essas histórias exaltam o respeito pela natureza e os encantados, reforçando a urgência de proteger narrativas ameaçadas de apagamento.

Produzido de forma independente, o mini documentário é um mergulho nas encantarias da região da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá (PA), onde a conexão entre os saberes tradicionais e a preservação ambiental inspira a obra da artista.

"Escutar essas percepções do mundo e do respeito com os encantados me ensina muito. Salvaguardar a memória dos meus antigos me fortalece aonde vou e inspira esta e muitas outras obras. São essas vozes que navegam comigo na minha ancestralidade, minha raiz no mangue", reflete Isa Muriá.

Com imagens e áudios captados por Isa Muriá e Miguel Salvatore, o documentário é um compilado de memórias orais e um chamado à valorização da ancestralidade amazônica.

Sobre a artista

Isa Muriá, ou Isabella Muriá, é uma artista visual paraense, artivista ambiental, grafiteira, arte-educadora e pesquisadora. Suas criações transitam entre diferentes suportes e estão profundamente conectadas com a Amazônia, suas histórias e cosmovisões.

Há 10 anos, Isa iniciou no graffiti e, desde então, ampliou sua prática para telas e murais, utilizando técnicas como acrílica, spray e óleo sobre tela. Sua arte vai além da estética: é uma ferramenta de luta, que dá visibilidade às questões indígenas, ambientais e sociais. Isa é também idealizadora do projeto Maré das Cores, junto de sua mãe, Iris Rocha, que promove ações de arte-educação e sustentabilidade voltadas para crianças.

Serviço

Documentário “Águas de Encantaria”
Disponível no YouTube: [ https://www.youtube.com/watch?v=7v4mxTkviBs&t=2s ].

Obra: Águas de Encantaria – Empena no Museu de Arte de Rua (MAR)
Local: Bairro M’Boi Mirim, São Paulo (SP).

 
Comentários