Adeus, Laurentino: cultura paraense perde um de seus representantes mais autênticos
Atualidades
Publicado em 21/12/2024

Faleceu em Belém, neste sábado, 21, o músico, cantor, compositor e gaitista mestre Laurentino. O artista vanguardista da cultura paraense estava prestes a completar 99 anos de idade.

Conhecido por seu estilo peculiar e visceral, o músico autodidata é considerado o roqueiro mais antigo do Brasil. Sua canção mais famosa, “Lourinha Americana”, chegou a ser gravada por nomes como Gilberto Gil, Mundo Livre SA e Arnaldo Antunes, e fez sucesso na década de 80.

Nascido no dia 1º de janeiro de 1926 na marajoara cidade de Ponta de Pedras, João Laurentino da Silva  foi criado em Belém pelo jurista Francisco da Costa Palmeira. Aos 18 anos, mestre Laurentino comprou a primeira gaita que o acompanhou durante a juventude até os últimos dias.

“Laurentino e os Cascudos” foi o primeiro CD do mestre Laurentino, gravado em 2014, produzido pelo Na Music, do produtor cultural Ná Figueiredo. Disco que reúne, além de Lourinha Americana, sucessos como São Paulo, Monte Castelo e Nega Misampli. Esta última ganhou um videoclipe lançado no dia 15 de dezembro de 2021, onde o mestre Laurentino aparece no Ver-o-Peso esbanjando simpatia com seu figurino singular.

Homenagem 

O prefeito Edmilson Rodrigues foi às redes sociais lamentar a morte de seu amigo. “Tive a honra de ser o seu amigo pessoal e um de seus grandes admiradores”, disse o prefeito.

Comentários