Prêmio Multishow 2024 tem votação pela internet e público paraense pode ajudar seus representantes a vencerem em duas categorias
Atualidades
Publicado em 26/10/2024

O Prêmio Multishow 2024 está recheado de representação paraense, com artistas de diversas regiões do estado. Concorrem em várias categorias os cantores Aqno (Marabá), Gaby Amarantos (Belém), Raidol (Belém), Viviane Batidão (Santa Isabel) e Zaynara (Cametá).

Duas destas artistas concorrem em duas categorias: Zaynara, que concorre em "Revelação" e "Brega do Ano" e Viviane Batidão, que concorre em "Brasil" e "Brega do Ano".

Já Gaby Amarantos, Raydol e Aqno concorrem em "Brega do Ano", categoria praticamente dominada pelos paraenses.

A 31° edição da premiação vai ocorrer no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, cinco das categorias serão decididas por votação do público, entre elas, as categorias Brasil e Revelação do Ano, nas quais concorrem Viviane Batidão e Zaynara, respectivamente. O público paraense poderá ajudar suas representantes a arrebatar as premiações, através da votação pela internet. 

 

Zaynara

Zaynara é o que pode se chamar de fenômeno recente na música. A artista de apenas 23 anos viu sua popularidade crescer ao longo do último ano, desde que ganhou o aval do seu grande ídolo, Joelma - hoje também madrinha artística da moça, além de lançar com Pablo Vittar o feat "Quem manda em mim", concorrente da categoria "Brega do Ano".

Apesar de ter apenas 23 anos, a cametaense não é nenhuma novata. Seu primeiro contato com a música foi na Banda Invencíveis, grupo da família que tinha o pai da cantora como baterista.

Zaynara seguiu a tradição da família musical. Atualmente, Nildo Assunção, o pai, faz parte de sua banda. A mãe, Cristiane Damasceno Cruz, segue como grande incentivadora.

Viviane Batidão 

A paraense conhecida como a rainha do tecnomelody levanta multidões nas festas de aparelhagens do Pará com hits que estão na "boca do povo", como “Olha Bem pra Mim", “Galera da Golada” e Haja Paciência”.

Nascida no município de Santa Isabel, Viviane atua há mais 20 anos no cenário musical do Pará. Um dos primeiros hits compostos pela artista foi “Vem Meu Amor”. A faixa chegou a ser relançada ao lado da cantora Joelma para o disco especial de 15 anos da Banda Calypso, em gravação ao vivo em Belém. 

Aqno

Cantor, compositor e produtor musical, o artista de Marabá atua na música há mais de 10 anos. O artista viu sua carreira e sua vida mudarem drasticamente em 2021, com o lançamento de “O Retorno de Saturno”, seu primeiro álbum autoral, onde ele reflete e ressignifica suas vivências, afetos e anseios de sua trajetória como pessoa vivendo com HIV.

Em 2023 Aqno se apresenta ao lado de Dona Onete e Gaby Amarantos no Aniversário de 469 anos de São Paulo, cantando músicas de seu repertório autoral e de Dona Onete. Ainda em 2023, o artista arrebatou o Primeiro Prêmio Amazônia de Música na categoria melhor interpréte de música pop.

Raidol

Cantor e compositor paraense, Raidol usa a sua arte para exaltar a representatividade LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual e Não-binários) no cenário musical da região Norte.

Seu último trabalho, o álbum autoral “Mandinga”, foi o único trabalho do Norte a estar  presente na cobiçada lista “Melhores do Ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes)”.

Gaby Amarantos

A cantora nascida no bairro do Jurunas, periferia de Belém, dispensa apresentações. Um dos maiores nomes da música paraense, Gaby já teve seu trabalho em trilhas sonoras de novelas globais, e levou o nome do Pará para além do continente americano.

Vencedora do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raizes em Língua Portuguesa com o álbum "Tecno Show", Gaby sempre exalta suas origens em todos os lugares por onde passa. Em 2024, participu do Rock in Rio no palco principal do renomado festival, o Palco Mundo. Sua obra foi recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, através de projeto proposto pela deputada estadual Lívia Duarte (PSOL).

Por Ju Abe, com informações de G-show, O Liberal e canais de divulgação dos artistas

Comentários