Exibição será no dia 20 de outubro e integra programação do Circular Campina Cidade Velha. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação
A quinta edição do Olympia na Rua, marcada para o próximo domingo (20), terá em cartaz filmes de diretores paraenses sobre o Círio de Nazaré, tradicional manifestação cultural e religiosa do Pará realizada há mais de 200 anos. Com o Cinema Olympia passando por obras de requalificação, a mostra de cinema está sendo realizada em via pública, com acesso gratuito e classificação livre.
A gestão da requalificação do Cinema Olympia é feita pelo Instituto Pedra, em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel – Fundação Cultural do Município de Belém, e apoio do IPHAN, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale e copatrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto também foi selecionado pelo edital Resgatando a História, do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O evento
A quinta edição do Olympia na Rua integra também a programação do Circular Campina Cidade Velha e terá em sua programação um videoclipe e quatro curtas-metragens, selecionados por Marco Antônio Moreira, presidente da ACCPA –Associação de Críticos de Cinema do Pará.
"Vós sois o Lírio Mimoso" | vídeo musical de Salomão Habbib | 2 min
O vídeo musical é uma interpretação do violonista belenense de um hino tradicional do Círio de Nazaré.
“Nossa Senhora dos Miritis”, de Andrei Miralha | 2011 | 14 min. | Animação
Às vésperas do Círio de Nazaré, uma artesã de brinquedos de miriti tenta terminar sua promessa de fazer sozinha uma procissão todinha em miriti. Cansada, ela acaba dormindo e um milagre acontece.
“Outubro. Segundo Domingo”, de Larissa Ribeiro | 2015 | 26 min. | Documentário
O filme reúne vídeos produzidos por participantes durante o Círio de Nazaré. É um filme colaborativo sobre a maior festa religiosa da América Latina, retratada por mais de 30 cinegrafistas amadores.
“No Movimento da Fé", de Fernando Segtowick e Thiago Pelae | 2013 | 18 min. | Documentário
No segundo domingo de outubro, a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém. Entre milhares de voluntários, estão três homens: um Guarda de Nazaré, um soldado do Exército e um integrante da Cruz Vermelha. Com muito sacrifício, fé e dedicação, eles se preparam para realizar a maior festa religiosa do mundo.
“Mãos de Outubro”, de Vítor Souza | 2009 | 20 min. | Documentário
Outubro de festa. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos. Todas as classes, todas as idades. Todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé do Brasil. Um dos filmes mais premiados da história do cinema paraense.
O evento dispõe de estrutura coberta com 100 cadeiras – o público também poderá levar suas próprias cadeiras de praia para ocupar a área externa, que também tem vista para a tela de projeção. Serão disponibilizados ainda banheiros químicos, equipe de segurança, intérprete de LIBRAS, além de sistemas profissionais de projeção e som. É claro que pipoca não vai faltar, para a diversão ser completa.
SERVIÇO:
5ª edição da mostra de cinema Olympia na Rua
Quando: Domingo, 20 de outubro de 2024, às 18h30
Local: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia)
Entrada: gratuita e por ordem de chegada
Lotação: 100 pessoas sentadas
Intérprete de LIBRAS: sim
A requalificação do Cinema Olympia
Várias frentes compõem esse trabalho, entre eles a restauração e modernização tecnológica do espaço – incluindo medidas de acessibilidade –, a elaboração de um plano de manutenção, gestão e programação cultural, a realização de um programa educativo com visitas monitoradas, além da produção de um videodocumentário sobre a história do próprio Cinema Olympia.