Festival internacional de dança contemporânea chega ao Pará com apresentações gratuitas
Atualidades
Publicado em 12/08/2024

Em sua 22ª edição, o Dança em Trânsito, idealizado e realizado pelo Espaço Tápias, se reafirma como um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país ao percorrer suas cinco regiões, com programação em 33 cidades, envolvendo 31 companhias de dança de 12 países, no período de 20 de junho a 1º de outubro de 2024. E assim como no ano passado, retorna ao Pará, no período de 16 a 20 de agosto, incluindo ações na Ilha do Combú e nas cidades do Sudeste do Estado, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis (Serra Pelada), além da capital paraense, Belém, com produção local da Cia. Waldete Brito.

O 22º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

 

Apresentações pelo Pará

 

A primeira parada no estado ocorre na Ilha do Combú  dia 16 de agosto (sexta-feira), a partir das 11h, no Espaço Oryba, com a apresentação dos espetáculos “La Medida Que Nos Ha De Dividir”, do QABALUM (Pamplona, Espanha); “Descaminhos”, do Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ); e o espetáculo resultado da residência de criação realizada por Diego Pazó e Lucía Burguete (Pamplona, Espanha), de 12 a 15 de agosto, na Casa das Artes. Estes dois últimos espetáculos serão reapresentados mais tarde, às 20h, na Estação das Docas, em Belém.

Ainda na capital paraense, dia 17 de agosto (sábado), às 10h30, ocorrem apresentações na área aberta em frente ao Teatro Margarida Schivasappa (FCP/Centur), com reapresentação de “Descaminhos”, além de “Todo Este Ruído”, do QABALUM, e “Portátil”, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ). Ao meio-dia, o público é convidado a adentrar o Schivasappa para assistir ao espetáculo “Breve”, da Esther Weitzman Cia de Dança (Rio de Janeiro, RJ).

Nos dias seguintes, o Festival percorre as cidades de Parauapebas (18/08), Canaã dos Carajás (19/08) e Curionópolis (20/08), levando os mesmos espetáculos apresentados em Belém, e ainda, o recém-criado “Fantasmas”, do Grupo Tápias, e os espetáculos resultantes das residências de criação realizadas por Márcio Cunha (Lumiar, RJ), em Canaã dos Carajás, e por Lu Lanza (Brumadinho, MG), em Parauapebas. Outro destaque é a oficina do Afrobunker, aberta a todos os públicos, em Serra Pelada, município de Curionópolis.

 

A programação completa no Pará pode ser conferida no site:

 

dancaemtransito.com.br/para

 

Texto: assessoria de imprensa

 

Comentários