Após reforma, Memorial dos Povos volta a funcionar em Belém
Atualidades
Publicado em 07/08/2024

O Memorial dos Povos, um dos principais espaços culturais de Belém, volta a funcionar de forma integral após a conclusão das obras de revitalização realizadas no local. A reabertura do Memorial inicia também uma nova etapa para a produção cultural da cidade, voltando a ser um espaço de ocupação dos fazedores e fazedoras de cultura que produzem, criam e realizam projetos locais. “A partir do dia 9 de agosto, os produtores culturais já podem procurar a Fumbel para se apropriar do complexo e realizar seus projetos ”, diz a presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Inês Silveira.

Histórico -  Em 1997, o Palacete Bolonha se integrou aos bens de uso da Prefeitura de Belém. Neste período, o espaço apresentava sérios danos. No mesmo ano, a restauração foi iniciada com urgência e estendendo-se às ruínas da antiga sede da União Espanhola, onde se localiza a Sala Vicente Salles, e ao terreno existente entre os dois prédios, assim dando início ao que se tornaria o complexo do memorial.

O Memorial dos Povos surgiu a partir da restauração da área integrada, em um conjunto único, em homenagem aos diferentes povos que contribuíram para a formação da população de Belém. Foi inaugurado em 2003, como um complexo cultural que reúne o Palacete Bolonha, hoje sede da Fumbel; o Museu Casa Francisco Bolonha, a sala Vicente Salles, as casas Dira Paes e Lira Maia, o cinema Acyr Castro e o anfiteatro Maestro Celso Michiles Barreto.

Uma programação cultural marca a entrega das obras de revitalização realizadas pela Prefeitura de Belém no memorial. A reforma do espaço, coordenada pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), visa manter a arte, a história e a cultura da cidade.

Obras - A revitalização do Memorial dos Povos traz um novo brilho ao local. Toda a estrutura metálica foi trocada e o piso em tijolo maciço da área externa foi recuperado. Neste processo, pinturas externas e internas foram realizadas, além da troca de folhas de vidro da fachada, recuperação de todo o piso de madeira, luminárias e fiação elétrica. Como novidade, o espaço agora possui uma lona tensionada, construída na área externa, deixando toda a área, que envolve o anfiteatro, coberta.

Projetados pelo arquiteto José de Andrade Raiol, todos os espaços estão aptos a receber diversos eventos culturais que envolvem gastronomia, cinema, artes plásticas, música, teatro e dança. “Após alguns anos sem utilização frequente, o Memorial dos Povos volta a ser um espaço ativo na nossa cidade. Com essa revitalização, o complexo voltará a ter feiras, apresentações, shows e muitos espetáculos culturais”, enfatiza Inês Silveira.

Programação -  Na noite de abertura, a partir das 18h, o público poderá desfrutar de produtos e alimentos que estarão sendo expostos na feira criativa. Além disso, a diversidade musical da Amazônia estará presente nas apresentações da cantora Anna Suav e da banda Lambada Social Club, que serão as atrações da noite.

A programação musical começa às 19h com o show de Anna Suav, e participação especial da MC Bruna BG. Em seguida, às 20h30, o Lambada Social Club encerra a noite com um repertório misturando guitarrada, brega e músicas com referências caribenhas. 

“É muito importante, para a nossa banda, participar da reabertura de um local tão importante para a cultura do município. É muito bom termos novamente um local que servirá para o fomento cultural e para a economia criativa. É uma satisfação e honra muito grande estar participando desse momento, porque entendemos toda a simbologia que contribui para a cena artística da cidade”, declara Barbosa Eduardo, guitarrista da banda.

 

Texto: Vagner Mendes, via Agência Belém
Comentários