O Museu de Arte de Belém (Mabe) abrirá as portas novamente para o projeto “Uma Noite no Museu”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), nesta sexta-feira, 2. Com entrada gratuita, das 18h às 22h, o público poderá visitar a mostra de longa duração do acervo e contemplar a exposição Impermanência, da artista Sanchris Santos, na sala Antonieta Santos Feio.
História - O projeto é realizado a cada primeira sexta-feira do mês e permite à população conhecer os museus da cidade em um horário alternativo. Nas salas do piso superior do MABE, o público terá acesso a pinturas, esculturas, peças de mobiliário, objetos de decoração, gravuras, reelaborações de cerâmica de etnias indígenas e fotografias, que envolvem um circuito curatorial com abordagens que se interpenetram.
“Nossa participação no projeto é um momento especial para os visitantes que não podem visitar o MABE durante o dia. Isso permite uma diversificação no nosso público visitante. Além disso, é uma excelente oportunidade para todos aproveitarem e valorizarem o patrimônio histórico da cidade das mangueiras, tendo contato com um acervo rico, que valoriza nossa história”, afirma a diretora do MABE, Nina Matos.
Além disso, o Mabe se destaca por possuir em seu acervo obras que foram produzidas no contexto do período gomífero (ciclo da borracha) e por sua iconografia paraense, que representa cenas de Belém e seus habitantes, que refletem aspectos culturais e sociais da Região Amazônica.
Impermanência - Tornando a noite no museu ainda mais especial, a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, na sala Antonieta Santos Feio, estará aberta ao público. Em sua exposição, Sanchris percorre camadas profundas de si e reflete sobre a apreensão da realidade do que se sente e vive, como crenças, certezas e incertezas.
A mostra, que possui curadoria realizada por Janice Souza, pesquisadora e educadora do Mabe, conta com a apresentação de pinturas, esculturas e vídeo-performance, realizado pelo performer Jaime Barradas.
“O tema da exposição traz reflexões sobre o indivíduo e a sociedade. Impermanência resulta das transformações que passei e que tenho visto o mundo passar. Espero que o público visite e se permita ser tocado pelas obras, participe e contribua com suas interpretações”, reforça Sanchris Santos.
Horários - O Mabe é uma importante instituição cultural na capital paraense, contribuindo para a difusão e preservação do patrimônio artístico da região. Durante a semana, de terça-feira a sexta-feira, a visitação ocorre das 8h30 às 16h30. Aos finais de semana, sábado e domingo, a visitação é realizada das 9h às 13h. Durante a programação do projeto Uma Noite no Museu, a visitação ocorre das 18h às 22h.
Serviço
Uma Noite no Museu - Museu de Arte de Belém (Mabe), Palácio Antônio Lemos - Praça D. Pedro II, S/N, Cidade Velha, Belém. Sexta-feira, 2, das 18h às 22h. Entrada gratuita.