Museu de Arte de Belém abre as portas na 51ª edição do Circular Campina Cidade Velha
Atualidades
Publicado em 31/05/2024

Museu de Arte de Belém (Agência Belém)

O mês de junho tá chegando e trazendo muita alegria e programação cultural. A Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), participa da 51ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que ocorrerá neste primeiro domingo de junho, 2. Com espaços abertos e oferecendo uma programação gratuita à população, os espaços administrados pela Fumbel, como o Memorial dos Povos, o Teatro Popular Nazareno Tourinho e o Museu de Arte de Belém (Mabe), estarão de portas abertas a partir das 9h.

“O circular é a oportunidade para todos Belenenses aproveitarem e valorizarem o patrimônio histórico da cidade. É o momento de apreciar a beleza da capital paraense, através de seus sons, cores, ritmos e gastronomia. Convidamos a todos e todas para festejar conosco mais uma edição do Projeto Circular em Belém, cidade que é herança do povo e patrimônio do mundo!”, ressalta a Presidente da Fumbel, Inês Silveira.

Feira Paraora

Como novidade, durante a programação do circular o Teatro Popular Nazareno Tourinho receberá a primeira edição da Feira Colaborativa Paraora, que será realizada das 10h às 17h. O evento é gratuito e promete uma experiência única ao público, mesclando produtos diferenciados que mostram a riqueza da Amazônia.

A Feira Paraora é coordenada por mulheres empreendedoras, apaixonadas pela cultura local, e tem como objetivo desenvolver e promover a divulgação de marcas paraenses, através da economia criativa. Assim, gerar emprego e renda às mulheres que atuam no mercado criativo em Belém.

Mabe

Composto por um rico acervo de cerca de duas mil obras de arte, o museu traz mostras históricas de longa duração. No domingo do Circular, a visitação ao Mabe ocorrerá das 9h às 13h, de forma gratuita. O público poderá acessar as mostras de longa duração do acervo das salas do piso superior.

“O público terá acesso a um acervo rico que possui obras que contam parte da nossa história. Além de apreciar obras contemporâneas que refletem os alecrins culturais e sociais da nossa região amazônica. O domingo de circular diversifica o nosso público e nos permite agir em prol da valorização do patrimônio histórico”, diz a diretora do Mabe, Nina Matos.

Museu Casa Francisco Bolonha

Como nas edições anteriores, o Museu Casa Francisco Bolonha terá visitas guiadas das 9h às 13h, de hora em hora. Com essa, o museu participa da programação pela 7ª vez e possibilita ao público conhecer o espaço, que destaca os principais pontos sobre sua história e relação com Belém.

“A nossa participação no Circular é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem o museu no domingo, dia que normalmente não é aberto ao público, e também saber mais sobre a história da nossa cidade, da nossa arquitetura, em particular do Palacete Bolonha”, explica a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes.

Moda circular no Memorial dos Povos

A Sala Vicente Salles vai receber mais uma edição do encontro de brechós Bora Garimpar Belém, no período das 9h às 18h. A ideia é impulsionar o mercado local com mulheres empreendedoras que se dedicam à moda circular, sustentável e autoral. Além das oportunidades de compras, o evento contará com uma feira de comida japonesa, música ao vivo e programação infantil.

“Vamos estar celebrando o nosso Arraial no Memorial dos Povos. O espaço foi escolhido mais uma vez como local para o nosso encontro por proporcionar uma experiência única e nos dar a chance de explorar um belo espaço cultural da nossa cidade. Vamos ter uma programação pra família toda, com roupas de qualidade e as melhores expositoras da região”, informa Ana Gibson, idealizadora do Bora Garimpar Belém.

 

Serviço 

 

Museu de Arte de Belém - Mabe, das 9h às 13h. Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha.
Memorial dos Povos:
Museu Casa Francisco Bolonha, das 9h às 13h
Bora Garimpar Belém - Sala Vicente Salles - 9h às 18h
Endereço: Av. Gov. José Malcher, 257, bairro Nazaré.

 
Texto: Vagner Mendes, via Agência Belém
Comentários