Thay Silva
O Lab IcoaraCine - Laboratório Audiovisual de Narrativas em Defesa do Território - ocorre neste sábado (25) e domingo (26), das 8h às 17h, na Estação Cultural de Icoaraci, em Belém, com 12 jovens das comunidades do Distrito da capital paraense que irão imergir no audiovisual como ferramenta de ativismo dentro do território. A formação tem como facilitadores os cineastas Victor Souza e Rute Araújo, da produtora audiovisual Souza.Doc, de Santarém, Oeste do Pará.
A ação já realizou uma primeira turma neste mês de maio, que contou com dois dias de discussão teórica sobre o cinema e audiovisual e colocou em prática os olhares das juventudes com o objetivo de reverberar histórias a respeito do território. “Ver o IcoaraCine tomar forma e tomar forma no nosso território de atuação, ancestral e cheio de riquezas tem um significado imensurável! Contar as nossas narrativas a partir de nós mesmos, para nós mesmos e juntamente aos nossos, preservar nossas memórias e ecoar a grandeza que Icoaraci tem!”, relata Tay Silva, diretora executiva do projeto.
O projeto é uma realização do Chibé e foi selecionado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual - Lei Paulo Gustavo - Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes.
Sobre o IcoaraCine
É um projeto de cineclube que nasce com o propósito de criar espaços de multiplicação do audiovisual como ferramenta de educação, comunicação e impacto social no território de Icoaraci, um dos oito distritos de Belém do Pará, e um dos mais afastados do centro da cidade e do acesso à direitos fundamentais como: cultura, lazer, saúde e educação com dignidade.
A ideia surge a partir das jovens, mulheres e sobretudo negras que hoje constroem o espaço cultural e biblioteca comunitária CHIBÉ, que pensa formas de fortalecer direitos e ampliar acessos à arte, cultura, comunicação e educação dentro do território de Icoaraci e que defendem o audiovisual como ferramenta fundamental para alcançar dignidade em coletividade.
Assim, o projeto vem realizando laboratórios de formação em audiovisual de forma interseccional para a comunidade de Icoaraci, bem como democratizando o acesso às obras do cinema brasileiro, sobretudo amazônico através de exibições gratuitas no espaço cultural e biblioteca comunitária Chibé (R. Coronel Juvêncio Sarmento, 733 - Icoaraci/Cruzeiro -66810-080). Além de realizar uma mostra itinerante nas escolas públicas do território.
Serviço
Lab IcoaraCine Laboratório Audiovisual de Narrativas em Defesa do Território
Datas: 25 e 26 de maio
Horário: 8 às 17 hs
Local: Rua Padre Júlio Maria, 937-995, Cruzeiro/ Icoaraci/ Belém- PA
Redes Sociais
@_chibe
Texto: assessoria de imprensa