Praça da República (Augusto Miranda/ Agência Pará)
A programação oficial da Prefeitura de Belém em alusão ao Abril Indígena, mês que marca a luta dos indígenas no Brasil, encerra neste domingo, 28, a patir das 9h, com o Encontro Ancestral Indígena, no anfiteatro da praça da República, no bairro da Campina. O objetivo do evento é chamar a atenção da população para as causas dos povos originários, garantindo a eles serem protagonistas de suas próprias histórias.
Feira de artesanato, grafismo, apresentações culturais e ritualísticas indígenas devem fazer parte da programação, que contará com a presença de representantes de diversas comunidades formadas pelos povos originárias.
Apesar de Belém não possuir aldeias indígenas, a atual gestão municipal vem reafirmando ao longo dos últimos três anos o seu compromisso com os indígenas que residem na capital paraense, dando acesso ou criando políticas públicas específicas em diversas áreas sociais, como saúde, educação e assitência social, norteadas pela Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), criada em 2021 pelo prefeito Edmilson Rodrigues, para garantir os direitos dos indígenas, negros e quilombolas na cidade.
Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém