A obra de reforma completa do Espaço Esportivo e Cultural Maestro Altino Pimenta, localizado na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), está na fase acabamento para ser entregue à comunidade no final do mês de maio. O espaço, administrador pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), inaugurado em 1999, vai atender crianças das escolas municipais e da comunidade do entorno, que terão acesso a oficinas e atividades esportivas e culturais.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado da equipe técnica responsável pelos serviços no Altino Pimenta, esteve na manhã desta quinta-feira, 25, para verificar de perto como está a fase de conclusão da obra. "Este será um espaço para a prática de esporte e atividades de lazer e artísticas. Nele, funcionará também uma brinquedoteca e realização de oficinas destinadas às crianças. A ideia é atender cerca de 500 crianças diariamente, assistidas por professores qualificados e guardas municipais especialistas em artes marciais", informou o prefeito.
O objetivo da Prefeitura de Belém é oferecer oportunidades para que as crianças da periferia conheçam os direitos e deveres dos cidadãos de forma integral, a partir do esporte, lazer e da cultura. "É garantir nesse espaço o direito para que todas as crianças das escolas municipais, da periferia e da Vila da Barca, se desenvolvam com assistência pedagógica e técnica, tendo o lazer, esporte e a cultura como meios principais para o exercício da cidadania", completou o prefeito de Belém.
A diretoria de Educação da Semec, Jaqueline Rodrigues, afirmou que a Semec está empenhada a oferecer um espaço digno para desenvolver atividades e com qualidade às crianças da rede municipal de ensino, assim como as que moram no entorno do ginásio. "O ginásio Altino Pimenta vai ser um suporte para as escolas municipais do entorno e às turmas de Ejai (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), que queiram usar esse complexo de atividades esportivas. Também vamos oferecer lutas marciais, em parceria com a Guarda Municipal de Belém, que dará apoio com garantindo os instrutores”, adiantou Jaqueline.
Segundo ela, além da quadra do ginásio, a Semec vai dispor de algumas salas para realizar diversas atividades, entre elas, a de break dance, aulas de flauta e momentos de narrativas amazônicas. “Nós vamos trazer essas oficinas para além das atividades esportivas, como oficinas de futsal, de voleibol e basquete", completou.
Obra - A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou a obra no espaço poliesportivo em abril de 2023 com orçamento investido de R$ 3.534.949,57.
A reforma oferece aos moradores da capital paraense um espaço novo e ampliado, com pintura completa, reforço na fundação do prédio, novo telhado, acessibilidade aos banheiros e palco, uma sala para ambulatório, copa, novas salas multiusos localizadas abaixo da arquibancada, até então, sem funcionalidade, e implantação de sistema de refrigeração.
A obra se encontra em fase final da colocação do piso da quadra, acabamento da pintura geral e construção da torre para instalação da caixa d'agua.
Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém