Sessão Solene especial homenageará o carimbó na Câmara dos Deputados
14/08/2023 14:24 em Novidades

Da esquerda pra direita: Inês Silveira, Telma Saraiva, deputado Aírton Faleiro e ex-senador Paulo Rocha (Divulgação/ Instagram).

Aconteceu na última quinta-feira (10), na sede da SUDAM, em Belém, uma plenária híbrida organizada pelo deputado federal Airton Faleiro (PT/ PA), que debateu diversos assuntos de interesse público, concernentes à políticas públicas voltadas ao fomento da cultura paraense.

Compuseram a mesa de debate presencial Airton Faleiro, a chefa do escritório do Ministério da Cultura no Pará-Minc Telma Saraiva, a presidente da Fundação Cultural de Belém- Fumbel Inês Silveira, e o superintendente regional da SUDAM e ex-senador Paulo Rocha (PT/PA).

Carimbó 

A principal pauta da reunião foi a Sessão Solene de inciativa de Airton Faleiro, que ocorrerá no dia 25 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília, em comemoração dos nove anos em que o carimbó tornou-se patrimônio imaterial do Brasil. Os componentes da mesa sugeriram que leve-se à Sessão uma banda base, além de mestres e mestras de cultura popular, fotos e vídeos ilustrativos.

O deputado petista, que faz parte Comissão de Cultura e da Comissão da Amazônia e dos Povos na Câmara dos Deputados, disse que quer também no dia da Sessão Solene uma audiência pública para debater questões de interesse da cultura paraense.

Para Telma Saraiva, chefa do escritório regional do Ministério da Cultura, a Sessão é um marco para a cultura do Pará. "Espero que tenha uma grande visibilidade (...). Será o início de um olhar mais cuidadoso para comunidade cultural, pros fazedores de cultura, e pra cultura do Pará como um todo", disse Telma.

GT de cultura

Durante a reunião, Airton Faleiro criou um GT de cultura que atuará através de seu mandato, para debate e apoio às diferentes manifestações culturais das 12 regiões de integração do Pará. A COP 30 foi lembrada como importante fomentador da cultura local com realização de diversos eventos que a antecederão até a culminância no grande evento, em 2025.

Minc regional

Telma Saraiva disse que, por enquanto, o escritório regional do Minc funcionará em salas provisórias em parceria Minc/ Sudam, mas futuramente, haverá um espaço fixo maior. O escritório regional é um dos 27 escritórios da pasta de cultura espalhados pelo Brasil.

"Como todos os outros escritórios, a gente faz parte do Minc que tá em Brasília, mas são escritórios administrativos das políticas públicas do ministério. Mas pra além disso, há também uma grande possibilidade da gente contribuir muito com as políticas públicas pensadas em cada estado do Brasil, pra que seja levado pro ministério federal", explicou Telma.

Por Ju Abe

COMENTÁRIOS