Praças públicas de Belém são agradável opção para o feriado
28/04/2023 11:26 em Novidades

Foto: Seurb/ PMB

Com a chegada do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, é esperado o aumento no fluxo de pessoas nos espaços públicos, de passeio e lazer da capital paraense, o que ajuda a aquecer o comércio local.

Franklin Farias trabalha todos os dias na praça Batista Campos, vendendo cocos em seu quiosque, e estima o aumento das vendas durante o feriado. “A praça é bastante frequentada, principalmente aos finais de semana, e com o feriado estendendo mais um dia de descanso, acredito em um aumento significativo de vendas”, afirma o vendedor.

Qualidade de vida

Espaços públicos de lazer, como praças e parques são essenciais para a qualidade de vida da cidade, sendo uma área importante na formação da imagem turística, possibilitam relações mútuas entre moradores e visitantes. Os espaços arborizados característicos da região amazônica favorece a recreação das famílias, aproveitando a natureza e os equipamentos, como playgrounds, monumentos, aparelhos para a prática de exercícios e passeios com pet.

A operadora de caixa, Joyce Alves, aproveita o tempo livre para garantir a diversão e aproximar da natureza sua filha Alicia Maitê, de 2 anos. “Eu moro em um município próximo a Belém e nos períodos de folga, aproveito o tempo para passear com a minha filha nos pontos turísticos que eu mais gosto da cidade, como a Praça Batista Campos, que possui espaço de recreação infantil e segurança, para que minha filha possa brincar livremente”, conta.

Confira a seguir a relação de praças de Belém para diversão em família:

Praça Batista Campos

Uma das mais belas praças de Belém, datada do século XIX, a Praça Batista Campos é um dos lugares mais frequentados pelos moradores de Belém e visitantes. Seu nome é uma homenagem a um dos personagens líderes da revolução popular Cabanagem, o cônego Batista Campos. Com um cenário extraordinário formado por monumentos e espécies vegetais, a praça é um lugar ideal para caminhadas e apreciação da natureza.

Praça da República

Um dos cartões-postais mais famosos de Belém, a histórica praça - que também é lugar sagrado para os afro-descendentes -, abriga um dos mais importantes monumentos da Belle Époque, o Theatro da Paz. Fundada no século XVIII, a Praça da República mantém diversos prédios centenários espalhados pelos seus suntuosos espaços, como teatro Waldemar Henrique, que já foi cinema e museu, o prédio do Instituto de Arte de Artes da Universidade Federal do Pará (ICA) - que administra os cursos de arte, dança e artes visuais da instituição, além dos monumentos e antigos coretos encontrados nesta praça.

Aoss finais de semana a Praça ganha vida com a tradicional Feira do Artesanato, além de ser conhecida por misturar cultura, lazer e gastronomia em um só espaço. O local também é tradicionalmente palco de manifestações da sociedade civil organizada.

Praça da República está com as calçadas, que são patrimônio histórico de Belém, todas restauradas (Agência Belém)

Praça Santos Dumont (Brasil)

Localizada no bairro do Umarizal, com excelente arborização, que atrai moradores para a prática de caminhadas diárias, Praça Brasil é um espaço público com múltiplas finalidades para seus frequentadores. No centro da praça se encontra o Monumento ao Índio, inaugurado em 1° de Maio de 1933.

Durante a manhã, além de caminhadas entre as árvores e jardins, muitas pessoas se exercitam na academia ao ar livre, e ao final do dia, torna-se ponto de encontro de famílias e crianças.

Praça pet Cadela Labrador K9 Índia

Primeira praça pet de Belém, o local possui rede wi-fi gratuit e é um espaço de cultura e lazer para aqueles que não abrem mão de um passeio com seu bichinho de estimação. Localizada no bairro do Reduto, a praça é um espaço democrático, com paisagismo e iluminação modernos.

Praça pet Cadela Labrador K9 Índia foi inaugurada recentemente no bairro do Reduto (Agência Belém)

Praça Milton Trindade - Horto Municipal

Popularmente conhecida como Praça do Horto, possuiu atrativos para todas as idades, com árvores frondosas que fornecem sombra a quem a visita e busca amenizar o clima quente de Belém.

Neste sábado, 29 e domingo, 30, a Praça do Horto será palco de mais uma edição da Ecofeira, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Será a edição especial em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Texto: Kamila Santos, via Agência Belém

COMENTÁRIOS