Prefeitura investe no turismo gastronômico em Belém
03/01/2023 11:44 em Novidades

Prato concorrente do Festival de Gastronomia nas Ilhas do restaurante Mirante do Combu (Agência Belém)

 

A cidade de Belém possui uma economia constituída praticamente pelo setor de serviços, que corresponde a mais de 85%, conforme dados do IBGE/2020.

Apresenta também uma realidade econômica com diversas dificuldades, que implicam na diminuição de sua capacidade de crescimento, desenvolvimento, investimento e, consequentemente, na qualidade de vida dos moradores. Ao mesmo tempo, Belém possui potencialidades naturais, culturais e turísticas, dentre outras, que estimuladas pelo poder público, podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

 

Cidade Criativa

A culinária de Belém é reconhecida internacionalmente e atrai turistas de várias regiões do Brasil e do mundo. Em 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao município o título de Cidade Criativa da Gastronomia, passando a integrar a rede de cidades que buscam o desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

É nesse sentido que a Prefeitura de Belém, dentre as diversas ações integradas de governo voltadas para o turismo, destaca o incentivo ao turismo gastronômico como estratégia para o desenvolvimento econômico do município, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área metropolitana de Belém (Codem).

 

Gastronomia das Ilhas

A culinária paraense é um dos atrativos para os turistas que visitam Belém e pode ser conhecida nas mais diversas feiras, mercados e restaurantes que se espalham por toda a cidade. Mas a cidade possui outra peculiaridade que favorece o desenvolvimento do turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico. Está localizada à margem do rio Guamá e da baía do Guajará, cercada por 39 ilhas, com restaurantes e bares que geram empregos e renda aos seus moradores.

A Prefeitura de Belém, através da Codem, desenvolveu o Projeto Gastronomia das Ilhas com o objetivo de fomentar a gastronomia e o turismo sustentável. A primeira etapa foi realizada no ano de 2021, na Ilha do Combu, em parceria com a Coordenadoria Municipal do Turismo (Belemtur), Universidade da Amazônia (Unama) e curadoria a Chef Ângela Sicília.

“Nesses dois anos de gestão à frente da Codem, tivemos a honra de realizar o Projeto Gastronomia  nas Ilhas, em 2021, no Combu, e em 2022, em Mosqueiro e Icoaraci, consolidando o projeto com a duração de dois dias e um cardápio com o fino da nossa culinária, completo e variado para oferecer o melhor da nossa gastronomia a um valor acessível para todos os públicos, que buscam conhecer e experimentar nossa culinária de alto padrão e reconhecida internacionalmente”, descreve o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.

 

Qualificação da mão-de-obra

O Festival Gastronomia das Ilhas conta com parcerias de instituições de ensino para a promoção de cursos e oficinas voltadas para a manipulação de alimentos, segurança no trabalho, atendimento ao público, preservação ambiental e valorização da cultura regional.

As capacitações são ofertadas aos trabalhadores do transporte fluvial (barqueiros), moradores das ilhas, trabalhadores e proprietários dos restaurantes.

O festival consiste nos restaurantes apresentarem cardápios diferenciados e específicos para o evento, com pratos regionais com preços acessíveis.

Em 2022 o Gastronomia das Ilhas foi realizado nas Ilhas de Mosqueiro e de Icoaraci, em parceria com suas respectivas Agencias Distritais, secretarias municipais, corpo de bombeiro e instituições de ensino com os seguintes resultados:

 

Festival de Gastronomia das Ilhas – Mosqueiro
Realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2022, contou com a participação de 18 restaurantes e participação de público estimado em 12 mil pessoas. Além disso 132 pessoas participaram de cursos ou oficinas de capacitação.

 

Festival de Gastronomia das Ilhas – Icoaraci
Realizado nos dias 09, 11 e 16 e 17 de julho de 2022. Contou com a participação de 21 restaurantes, e público estimado em 10 mil pessoas. Além disso 69 pessoas participaram de cursos ou oficinas de capacitação.

 

Outras ações e incentivo ao turismo e à gastronomia:
Além de realizar os Festivais de Gastronomia das Ilhas, a Codem estabeleceu parcerias, apoio e participação em outros eventos gastronômicos.
Uma delas foi a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, realizada no período de 18 a 22 de julho de 2022 em Santos-SP.

O evento reuniu delegados de aproximadamente 300 cidades, representando cerca de 90 países, com o Tema “Criatividade, caminho para a Igualdade”. Os Representantes de Belém foram o prefeito Edmilson Rodrigues, o presidente da Codem, Lélio Costa e coordenador da Belemtur, André Cunha.

 

Apoio - Também houve a participação, paralelamente na Expo Creative Cities, com um estande da Empresa Belém Designer Zones – BDZ (Ver-o-pesinho) com produtos da culinária paraense e foi realizada uma aula Show no Arcos do Valombo, com o chefe de cozinha André Monteiro, da Casa Moqueio Restaurante, o qual apresentou o peixe filhote grelhado na manteiga com ervas, jambu e creme de tucupi. Ambas as participações foram articuladas e financiadas pelo poder público municipal.

 

Texto: Willys Lins, via Agência Belém
COMENTÁRIOS