Professora cria 'papo cast' para dar voz à juventude da periferia de Belém
30/11/2022 09:48 em Novidades

Professora Lília Melo (e) na gravação de um dos episódios do projeto contemplado pelo Prêmio da FCP (Álvaro Frota/ Ascom FCP).

O Projeto “Papo Cast: Histórias Contadas” nasceu da necessidade de dar voz à juventude da periferia e foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará. Desenvolvido por Lília Melo, o podcast é construído por narrativas de seus ex-alunos do ensino médio na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, em Belém. O primeiro episódio foi ao ar em plataformas de áudio no último dia 27 de novembro.

São cinco episódios, no formato de entrevistas, além de um episódio final, que reúne os convidados em uma roda de conversa. O podcast provoca reflexões sobre quem está por trás das lutas da periferia e como os jovens vencem a exclusão social por meio da arte.

Reconhecimento mundial

A professora Lília Melo recebeu diversos prêmios por suas iniciativas, como o Prêmio de Melhor Professora do Brasil (2018), conferido pelo Ministério da Educação (MEC), e foi reconhecida como uma das 50 melhores educadoras do mundo pelo Global Teacher Prize 2020, considerado o Prêmio Nobel da Educação, concedido a cada ano pela Fundação Varkey, que trabalha pela melhoria da educação para crianças em situação de vulnerabilidade.

Dentre os projetos agraciados se destacam o Cineclube TF, pelo qual a linguagem audiovisual foi utilizada como principal forma de ecoar a realidade do bairro da Terra Firme, na capital paraense.

O “Papo Cast” está disponível em plataformas como Spotify, YouTube, Anchor, Deezer e Instagram. O projeto vai mostrar o quarto episódio.

Programação

EP1: Meu Corpo é Poesia - Com Natasha Angel

EP2: O pulsar do Corpo Preto - Com Kleberson Willian (KW)

EP3: O amor tem cheiro de Pimenta Cominho - Com Leide Moraes

EP4: Quem é o monstro? - Com Gabriel Monteiro (Gabz)

EP5: Podes mirar que vais errar minha pele escura - Com Josy Louzeiro

Episódio final: roda de conversa com os 5 entrevistados

Serviço

“Papo Cast: Uma História Contada”, com seis episódios. Disponível em plataformas de áudio.

Assista aqui o primeiro episódio.

Texto: Álvaro Frota - Ascom/FCP

COMENTÁRIOS