UFPA lança edital do Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia”
29/11/2022 10:17 em Novidades

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançou nesta quarta-feira, 23 de novembro, o edital do Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” (CAPAM), realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Banco Santander. A chamada visa selecionar estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas para realizar período de estágio em laboratórios de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições podem ser feitas de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022.

O Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” é fruto de uma parceria da UFPA com a Unicamp e o Banco Santander para promover e financiar intercâmbio científico e cultural de estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas.

Os(As) estudantes contemplados(as) terão as passagens Belém-Campinas-Belém custeadas pela UFPA, assim como alojamento e alimentação (no Restaurante Universitário, nos dias úteis) custeadas pela Unicamp. Também receberão um auxílio de R$ 2.500,00 financiado pelo Banco Santander para outras despesas no período do estágio.

Os(As) interessados(as) devem fazer a inscrição de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022, por meio do sistema do Banco Santander, informando dados pessoais e acadêmicos e anexando os seguintes documentos: carta dirigida à PROPESP, em formato livre, manifestando interesse no estágio; comprovante de matrícula; histórico escolar; e declaração atestando a condição de indígena, quilombola, ribeirinho ou membro de comunidade extrativista, obrigatória apenas no caso de estudantes que não ingressaram pelos Processos Seletivos Especiais para Indígenas e Quilombolas e do Curso de Etnodesenvolvimento ou pelas cotas para pretos(as), pardos(as) e indígenas do Processo Seletivo da UFPA.

Podem concorrer estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas, regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou área do conhecimento, que tenham cursado pelo menos quatro semestres do curso ao qual está vinculado. Acesse o sistema de inscrição AQUI.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Foto: UFPA

COMENTÁRIOS