Prefeitura de Belém lança livros produzidos por estudantes da rede municipal
19/11/2022 16:52 em Novidades

Leandro M

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou nesta sexta-feira, 18, na Biblioteca Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, os livros Mitos e lendas do Residencial Quinta dos Paricás e Sophya Gosta de..., escritos por estudantes das Escolas Municipais Professora Vanda Célia Ferreira de Souza e Sabino Barreto, respectivamente.

O professor Wilson Tadeu Amoras conta que as obras são fruto do projeto “A leitura do meu lugar”, promovido pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) da Semec.

 

Livro na mão

 

“Todos nós temos uma história pra contar. E cada estudante contou um pouco da sua história, da sua vivência", disse o professor Wilson, ao apresentar os estudantes escritores. "Esse é o objetivo do projeto, levar leitura cada vez mais para as nossas escolas. O livro na mão pra gente fazer revolução mesmo, porque a leitura transforma”.

A estudante Bruna Pereira Assis, de 15 anos, é uma das autoras do livro Mitos e lendas do Residencial da Quinta dos Paricás. “Estou sentido uma imensa alegria com o lançamento do meu livro e de pensar que outro aluno vai ler um livro que escrevi”, disse Bruna, que se inspirou numa situação inusitada vivida pela sua vizinha para contar a história “O santo do mato”.

Durante a apresentação, mais 12 colegas de Bruna tiveram a oportunidade de falar qual foi a sua história e o que a leitura representa na sua vida.

 

Viagem

 

No livro Sophia Gosta de..., a pequena autora Grazielle Sophia Lopes Eufrásia, de 9 anos, da Escola Municipal Sabino Barreto, se inspirou numa viagem feita com a família para o Maranhão. “Estou muito feliz de lançar o meu livro. Um dia eu sonhei que seria uma escritora, e se realizou", disse a estudante.

"Fiz uma viagem para o Maranhão para visitar a minha avó e pensei, pensei... ‘como vou escrever este livro?'. No maranhão, vi muita coisas que poderia contar no livro”, disse a menina, que agradece o apoio da família, dos professores e dos colegas Sophia Katsuko, Calebe Meireles e Sarai Brasil, ilustradores da obra.

 

Estímulo

 

A iniciativa da escola de promover o incentivo à leitura e a produção literária foi elogiada pelos pais presentes. “Estou muito orgulhosa, porque o que a gente espera dos nossos filhos é que se desenvolvam como seres humanos e profissionais", comentou Elaine Lopes, mãe da Grazielle Sophia.

"A escola tem uma importância muito grande. Ela (Sophia) está desde o maternal na escola. Ela lê vários livros. Só tenho a agradecer. A gente tem que aproveitar essa fase do conhecimento”, disse a mãe da adolescente.

Após a apresentação das obras e de um bate-papo com os estudantes, foi aberta a sessão de autógrafos.

 

Texto: Tábita Oliveira, via Agência Belém.
COMENTÁRIOS