Projeto Trovadores da Alegria leva cultura e arte aos alunos da Escola Municipal em Belém
10/08/2022 10:38 em Novidades

A manhã da terça-feira, 9, foi de festa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernestina Rodrigues, localizada em São Brás. Os “Trovadores da Alegria” apresentaram poemas e cantigas na biblioteca da unidade. O projeto, relançado este mês, é realizado pelo Sistema Municipal de Biblioteca Escolares (Sismube) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O novo projeto nomeado ''Trovadores da Alegria Recebe'' levará convidados, conforme atividades desenvolvidas na escola. Escritores e poetas locais serão convidados para apresentar suas produções literárias para as crianças. 

Promoção de leitura e manifestações culturais

A primeira atividade dos “Trovadores” foi com a escritora Heliana Barriga, embaixadora das infâncias e servidora da Prefeitura de Belém, que festejou seu aniversário fazendo o que mais gosta: promovendo a leitura e as manifestações culturais amazônicas entre as crianças. 

“Achamos justo começar pela escritora Heliana Barriga. Virão outros escritores regionais apresentar suas obras na escola, mas daremos preferência inicialmente às escritoras mulheres. Vamos ressaltar a importância de ler, da literatura, levando leveza e alegria, através de poemas para nossas crianças'', explica a professora mediadora Myrle Santa Brígida, que atua na biblioteca da escola.

Myrle ressaltou que a programação foi especial, pois há nove anos o nome da escritora Heliana Barriga foi escolhido para a biblioteca. “É muito gratificante tê-la aqui conosco, no dia do seu aniversário, comemorando seus 72 anos'', ressaltou.

Poesia, música e arte na programação 

''É uma alegria muito grande comemorar meu aniversário na escola que me acolhe tão bem. O meu presente hoje é fazer o que gosto, estar dentro de sala de aula com minhas crianças, levando minha arte em forma de poesia, de música, de alegria. E é uma enorme satisfação a biblioteca ter o meu nome, me sinto muito honrada por todo esse carinho que recebo por anos'', afirma Heliana.

A estudante Ana Beatriz Barros Duarte, de 9 anos, do 3° ano do ensino fundamental, disse que a literatura faz parte do seu dia a dia na escola e em casa: ''Eu gosto muito de ler, cantar, aprender. Gosto muito da escola porque ela me apresenta esse lindo mundo da leitura e da arte. Eu pego os livros na biblioteca e levo para ler em casa''. Ela contou que a obra recente que mais gostou de ler foi ''Dia e Noite'', da escritora Mary França.

Homenagem às mulheres

O projeto ''Trovadores da Alegria'' iniciou em 2013 para homenagear as mulheres no dia 8 de março, com a apresentação de trovas e ferramentas teatrais. Com a forte adesão de meninos e meninas da escola, as performances seguiram com a utilização de obras de autores paraenses e nacionais. A interpretação de poemas é feita com o recurso da contação de histórias, de teatro e memórias. 

''O projeto Trovadores da Alegria tem dez anos de existência trabalhando a poesia com crianças que têm dificuldade de leitura e escrita. Agora, com o novo projeto, sei que dará certo também, pois é uma motivação para a nossa história, porque poesia é vida'', explica o diretor da escola Ernestina Rodrigues, Carlos Ramos.

Texto:

Amanda Cunha

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!