Turma de Libras da UFPA apresenta lenda "Moça do Táxi" em versão exclusiva pra surdos
07/08/2022 11:25 em Novidades

Ju Abe

A famosa lenda “Moça do Taxi”, narrativa perpetuada oralmente em Belém, ganha sua versão de teatro em Libras. Organizada como culminância da disciplina Libras 7, da turma de graduação em Letras- Libras / 2019, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, a peça teatral tem orientação do professor Lucival Rodrigues e busca promover acessibilidade com o uso de arte especialmente pensada para pessoas surdas.

Reza a lenda que Josephina Conte, jovem sepultada no cemitério de Santa Isabel, em Belém, no ano de 1931, eventualmente pede corridas em táxis pelas proximidades do cemitério, solicitando aos motoristas que cobrem a corrida na casa de sua família. 

Segundo Necrópole de Belém, túmulo de Josephina Conte é um dos mais visitados no dia de finados. (Foto: Ingrid Bico/ G1)

Segundo organização, a peça trará adaptações. A ideia central do projeto é buscar uma história como inspiração, mudando o seu contexto. Para os graduandos, a reprodução de lendas populares tem o objetivo de aprimorar o conhecimento em todas as suas de formas de criação, produção, atuação, trabalho em equipe e adaptação de matérias para Libras.

A peça será apresentada nesta segunda, 8 de agosto, no auditório setorial básico I, do campus Guamá da UFPA, com entrada franca.

Serviço

“A Moça do Táxi”- peça teatral apresentada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Local: Auditório Setorial Básico I- campus Guamá

Data: 8 de agosto de 2022

Horário: 10:30

Entrada: franca

COMENTÁRIOS