Parada LGBTIQA+ de Mosqueiro celebra 15 anos com universo da beleza, música e respeito à diversidade
30/07/2022 13:06 em Novidades

A Parada  LGBTQIA+ de Mosqueiro é uma das mais badaladas do Estado, ficando atrás apenas do evento realizado em Belém. A coordenação aguarda cem mil pessoas para celebrar 15 anos da programação de alegria, mas também de luta em defesa dos direitos humanos, da cidadania e contra os crimes de LGBTQIA+fobia. A Parada será realizada neste domingo, 31, como parte da programação de encerramento do Verão da Gente, realizada pela Prefeitura de Belém, com eventos de esporte, lazer e shows artísticos, durante o mês de julho.

Entre as atrações da Parada estão Isabela Santorine, atual Miss Brasil Trans; Isabelle Sarkozy, Miss Pará Gay, Leona Vingativa, influencer, além do Cast de DJs do mundo LGBTQIA+ e o cantor Eloi Iglesias, que deverá encerrar a programação cantando ao lado do filho, o jovem Johann.

Preparativos -  Para realização da Parada, o distrito de Mosqueiro, iniciou, na manhã desta sexta-feira, 29, a limpeza dos locais de concentração e chegada, assim como o percurso do evento. Segundo a agente distrital, Vanessa Egla, mais de vinte homens da limpeza pública com apoio do caminhão de hidrojato, em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), estão à frente da força-tarefa.

A segurança também será reforçada - Segundo o coronel Francisco Ferreira, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, haverá reforço de 150 homens no efetivo, acompanhando o evento desde a concentração até a chegada. O efetivo da Guarda Municipal de Belém também será reforçado, para garantir a segurança do público brincante e dos artistas que estarão no trio elétrico.

Meta – A coordenadora da Parada  LGBTQIA+, Mellannie Marques, quer manter o evento entre as melhores do Estado do Pará. Ela diz que a programação de Mosqueiro é referência em termos de segurança, e tem meta de se tornar a segunda maior do Estado, com público de cem mil pessoas, em 2022, voltando às ruas da ilha, após dois anos da fase crítica da pandemia. “Desde 2017, a Parada  LGBTI+ de Mosqueiro tem selo e referência da segurança pública, que é um ponto muito positivo, fundamental porque nos habilita a convidar público diverso, inclusive, famílias, jovens e adolescentes”, festeja Mellannie Marques, que é estudante universitária do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará.

“Por esse motivo queremos convidar o público de Belém e da região metropolitana para festejar junto conosco os 15 anos da Parada Gay mais segura do Estado do Pará”, completou.

Saúde – O Hospital Geral de Mosqueiro (HGM) também aumentou a retaguarda de leitos, médicos, medicamentos e ambulâncias. Segundo o diretor do HGM, Eduardo Barros, o hospital já está atuando com grande volume de atendimento no período do veraneio. O balanço parcial registra alta de 40% com mais de quatro mil atendimentos.

“Já estávamos operando com plano de contingência e com a reta final do veraneio, reforçamos ainda mais com a entrada de cinco médicos, quatro ambulâncias, medicamentos, insumos e testes anticovid”, destaca do diretor.

O HGM de Mosqueiro funciona 24 horas. Atualmente, há reserva de cinco leitos exclusivos para os casos de urgência e emergência, durante o último final de semana do veraneio 2022. “Estamos garantindo atendimento e orientamos as pessoas a manter as regras básicas de atenção com a saúde, especialmente, a vacinação contra a Covid-19, que voltou a registrar casos leves e, infelizmente, dois óbitos de pessoas não vacinadas”, orienta o diretor.

Ações de sáude o sábado - A Secretaria Municipal de Saúde ainda vai realizar ação de saúde especial para o evento e público em geral. Os serviços são os seguintes: aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação e testes anticovid, tríplice viral, testes de hepatite HIV/Aids. A ação será na Escola Padre Eduardo, no bairro do Aeroporto, neste sábado, 30, no horário de 08h às 12h.

Serviços:
15ª PARADA LGBTQIA+
>> Sábado, 30 - Ação de Saúde
Hora – 08h às 12h
Escola Padre Eduardo – Rua Rodrigues Pinajé, 99 – Mangueieras
>> Domingo – 31
12h – Concentração
Rua Eurico Romariz – Aeroporto
Atração principal – Cantor Eloi Iglesias

Texto:

Selma Amaral

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!