“Solo do Marajó”: espetáculo paraense apresenta-se em festival internacional
30/07/2022 12:43 em Novidades

Baseado na obra de Dalcídio Jurandir, o espetáculo em monólogo apresenta oito histórias que retratam a vida do povo ribeirinho do Pará

O espetáculo “Solo do Marajó”, inspirado na obra de Dalcídio Jurandir, será apresentado no Festival Internacional de Teatro São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). O evento inicia hoje (21) e segue até 30 de julho. Em formato de monólogo, a peça apresenta oito histórias, que compõem um retrato da vida do povo amazônida habitante dos pequenos povoados.  Solo do Marajó será apresentado nesta sexta, 22, e sábado 23, às 19h, no Teatro Municipal Nelson Castro.

Produzido pelo grupo de teatro Usina, o espetáculo tem dramaturgia, figurino e atuação de Cláudio Barros e dramaturgia, iluminação e direção de Alberto Silva Neto. Alberto contou ao jornal O Liberal que Solo do Marajó concorreu com 800 inscritos, de 23 estados brasileiros e 15 países. “Nós nos inscrevemos para concorrer ao FIT Rio Preto e ficamos entre os 30 espetáculos selecionados entre mais de 800 inscritos. Salvo engano, nós e um espetáculo infantil de Manaus somos os únicos representantes do Norte”, explicou o dramaturgo.

O diretor destacou a importância da produção dramatúrgica paraense em um festival deste porte. “É muito importante estarmos lá pra mostrar que em todo o país existe uma produção cênica original, com características próprias. É essa diversidade que constitui uma forte dimensão política, porque descentraliza a produção dos ditos centros culturais hegemônicos, como Rio ou São Paulo”, disse ele.

Com informações de O Liberal.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!