Os convidados do Paid’égua Podcast, programa semanal da professora e deputada estadual Marinor Brito (PSOL), foram o criador de contéudo digital Gabriel Conrado e o artista visual Lucas Negrão.
Em uma hora de conversa, os artistas levantaram discussões sobre diversos temas, mas os grandes destaques foram as falas sobre racismo e as eleições de 2022.
Gabriel Conrado, que cresceu o número de seguidores em suas redes sociais com posts sobre questões raciais e lutas do movimento negro, desabafou sobre situações de racismo que vive em seu cotidiano, inclusive dentro do espaço acadêmico, enquanto aluno da UFPA.
O mestre em Ciência Política contou que, ao questionar um professor durante um debate em uma aula, o docente diminuiu a discussão e o acusou de estar promovendo uma “birra étnica”. Foi então que ele decidiu ir às redes sociais para denunciar a situação, e , desde então, tem sido alvo de assédio no ambiente universitário.
Em tom de desabafo, o ativista disse que essa situação de luta contra as estruturas perpetuantes do racismo acabam se tornando cansativas: “Quanto mais você tem uma consciência racial, você consegue perceber de como isso tudo (o racismo) funciona, e a gente briga, só que cansa”
Enretanto, ele acredita que é importante perseverar para incentivar outras pessoas a terem a coragem para o enfrentamento: “Mostrar que a gente pode fazer isso (lutar contra o racismo), é uma maneira de mostrar também pros outros que eles também podem fazer”, disse Gabriel.
Quando a conversa tocou no tema das eleições 2022, com a deputada pesolista enfatizando a vinda de Lula à Belém marcada para o final de julho, Lucas Negrão deu ênfase à importância da vitória não somente do petista, mas também de uma bancada progressista no Congresso, que sirva para consolidar os projetos de um eventual governo de Lula: “A gente precisa eleger uma bancada progressista, que não é só o Lula, pois não adianta o Lula ir pra lá e essa bancada continuar sendo uma bancada bolsonarista, que veta projetos (…). Enfim, esperançar pra derrotar Bolsonaro”, disse o artista visual.
Assista aqui o episódio na íntegra.