A Vila Sorriso, como é conhecido o distrito administrativo de Icoaraci, realiza neste sábado, 9 e domingo 10, a 3ª edição do Festival Gastronomia das Ilhas, realizado pela Prefeitura de Belém, dentro da programação do Verão da Nossa Gente, com o objetivo de fomentar o turismo gastronômico na vila.
A abertura do evento ocorreu na noite desta sexta-feira, 8, na concha acústica da orla de Icoaraci. O festival prossegue no próximo final de semana 16 e 17 de julho.
O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur), com apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Universidade da Amazônia (Unama) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic).
Ação coletiva movimenta o cenário econômico e cultural
A programação também foi o pontapé do Verão da Nossa Gente no distrito de Icoaraci. A apresentação do grupo de carimbó Batucada Misteriosa e Banda Balada fizeram a animação dos participantes.
O diretor-presidente da Codem, Lélio Costa, explica que o evento é uma ação coletiva de governo e seu êxito está no acesso e participação dos moradores e frequentadores de Icoaraci, mas também dos turistas que visitam o Pará, neste período conhecido como Verão Amazônico.
"Os estabelecimentos participantes poderão experimentar a riqueza da nossa culinária e para o Governo da Nossa Gente é um momento muito importante, pois esta terceira edição do Festival Gastronomia das Ilhas consolida uma ação concreta de desenvolvimento e negócios para a cidade", afirma Costa.
Geração de renda
Ele ressalta, que mesmo em um período adverso, a Prefeitura de Belém não abriu mão de gerar emprego, renda e qualificar trabalhadores da cadeia responsável pelo desenvolvimento turístico, que é muito importante para o crescimento do município.
O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, afirma que é com muito orgulho que a Adic saúda a abertura no Verão da Nossa Gente com a realização do grande evento que é o 3º Festival Gastronomia da Ilhas.
“Dois anos e meio de pandemia e aos poucos o nosso distrito vai retomando o lugar do encontro, os espaços públicos e também as atrações culturais, o lugar das afetividades", acentua Gregório.
Ele enfatiza que espera o evento seja o início da retomada do turismo, do desenvolvimento econômico para os empreendedores locais e do crescimento importante da gastronomia paraense.
Iniciativa aprovada - A Chef e proprietária do Restaurante Cruzeiro, Neide Maia, participante do Festival Gastronomia das Ilhas está bastante otimista com a chegada do evento no distrito.
“Icoraci têm muitas riquezas que precisam ser conhecidas. A gastronomia é sem dúvida uma delas e com a realização do festival vamos poder mostrar para um público maior a culinária regional de alto padrão, com cheiros e sabores da nossa região”, afirma Neide Maia.
Atrações esportivas, gastronômicas e culturais
Gregório Neto anunciou as ações e programações que a Prefeitura de Belém promove no distrito de Icoaraci neste julho. “Planejamos esse verão para que seja marcado por muita alegria e segurança para a população. Teremos atividades esportivas e atrações culturas na Praia do Cruzeiro e Concha Acústica da Orla de Icoaraci nos finais de semana para garantir a diversão da população e fomentar o turismo e comércio local”, informa.
Como o grande fluxo de pessoas previsto para o período de férias e verão na região, um ponto de atenção da programação é a segurança. O agente distrial anunciou que a Operação verão, coordenada pela Agência Distrital de Icoaraci, integrada a secretárias municipais e estaduais, órgãos de segurança e ordenamento público, visa assegurar a tranquilidade e segurança durante as atividades.
A moradora do Bairro do Paracuri, Maria de Nazaré, particpou da abertura do Verão da Gente, em Icoaraci e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Belém de promover as atividades para o público. Ela contou que sempre participa das atividades e que este ano a expectativa é grande.
Quem também aproveitou foi a moradora Simone Sales, que definiu a atividade como uma excelente iniciativa. "O povo de Icoaraci precisa, estou com meu filho aqui e ele está amando. A programação está muita animada, o comércio vai bombar”, acredita.
Delícias - Um dos pratos participantes do festival é do restaurante Mr. Brasa. Ele é composto de filé de filhote empanado com recheio de camarão e caranguejo, tendo como entrada, pastel paraense e como sobremesa milk shake de açaí.
O responsável pelo estabelecimento, Marcelo Freitas, manifestou alegria em receber o festival, agradeceu a iniciativa da prefeitura de Belém e acredita que o evento vai trazer de volta os frequentadores da orla do distrito, afastados pela pandemia.
Selo - Há sete anos, Belém mantém o selo Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O selo tornou a cidade uma referência mundial em gastronomia, passando a integrar a rede de cidades criativas da Gastronomia, que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.
Atualmente, a administração do selo está sob a responsabilidade da Codem, que promove, apoia e fortalece eventos e atividades nessa área. A Codem é também responsável pela elaboração dos relatórios e articulações junto à Unesco, ao poder público, à iniciativa privada e sociedade civil.
Além de Belém, o Brasil possui três cidades com selo da Gastronomia Criativa: Florianópolis (RS), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Serviço:
3ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas
Local: Orla da Praia do Cruzeiro | Distrito Administrativo de Icoaraci
Valor do Combo R$: 59,90 - (entrada, prato principal e sobremesa)
Datas: 9 e 10; 16 e 17 de julho (sábado e domingo), a partir das 11h.
Estabelecimentos Participantes:
Restô da Villa Prime, Restaurante Parceiros, Restaurante Tetto, Restô Marajó, Restaurante na Panela, Restaurante Raízes da Amazônia, O boteco, Sabor do Pará, Peixaria e Restaurante Dom Diogo, Ubá Gastronomia, Restaurante e peixaria “La chapa”, Resto da Vila, Restaurante Cruzeiro, White House, Mr. Brasa, Restaurante Maia, Restaurante Carvalho, Caranguejo da Orla, Restaurante Pôr do Sol e Barraca Restaurante Tabocão.