Prefeito Edmilson Rodrigues participa da reabertura do Fórum Landi e da homenagem ao professor Flávio Nassar
06/06/2022 16:03 em Novidades

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou, no final da manhã deste domingo, 5, da reabertura do Fórum Landi, no bairro Cidade Velha. O evento homenageou o professor e arquiteto Flávio Nassar, que faleceu em março deste ano.

O professor Flávio Nassar foi um dos idealizadores do Fórum Landi e durante muito tempo coordenador do projeto, que atua na revitalização do Centro Histórico de Belém, com foco na pesquisa da obra arquitetônica de Antônio Landi, no bairro da Cidade Velha.

A programação deste domingo também fez parte das atividades do 40° Projeto Circular Campina/Cidade Velha.

Reabertura - O Fórum Landi é gerido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e estava fechado há dois anos devido à pandemia de covid-19. Além da homenagem a Flávio Nassar, a reabertura foi marcada pela apresentação do projeto "Remapeando Belém". 

Homenagem - O arquiteto e professor Flávio Nassar faleceu em 23 de março de 2022. Nassar fundou e coordenou o Fórum Landi, valorizando o Centro Histórico da capital paraense. Além de professor da FAU/UFPA, foi pró-reitor de Relações Internacionais da instituição.

Os familiares do homenageado se emocionaram com a lembrança. Gabriel Nassar, filho do professor, agradeceu o carinho e o reconhecimento por tudo que foi construído pelo pai. O prefeito Edmilson Rodrigues, bastante emocionado, lembrou da amizade com o homenageado.

"É uma relação de grande respeito. Ele foi um professor muito jovem e sempre com aquela característica de não se acomodar. Ele era um evocador e nos fazia o que é fundamental em qualquer área do conhecimento e na ciência humanística: nos ensinou que não há só uma solução. Um pesquisador, com quem eu tive a honra de contribuir, primeiro como prefeito e depois na Universidade Federal do Pará", comentou o prefeito de Belém.

Memória - O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou  a importância do professor Nassar. "Precisamos honrar toda a memória dele. A UFPA reabre esse espaço que foi idealizado pelo professor Flávio Nassar e que tem um significado importante para a universidade e para a cidade de Belém. Continuaremos dando esse apoio ao Fórum", comentou.

Projeto - Foram abertas ao público a maquete do Centro Histórico de Belém, o vídeo “Maery” e o aplicativo de realidade aumentada sobre a evolução urbana do centro histórico da capital paraense, além da exposição de cópias de plantas originais do arquiteto italiano Antônio Landi.

A maquete do Centro Histórico de Belém tem 35 metros quadrados, retrata os bairros Campina e Cidade Velha e mostra as principais construções e os pontos turísticos como o Mercado de Ferro, o Forte do Presépio, a Praça do Relógio, a Igreja da Sé e a Casa das Onze Janelas. 

O Mapeando Belém é um aplicativo onde os usuários podem apontar a câmera em pontos sinalizados nos mapas e ver, em realidade aumentada, a urbanização de Belém, de forma educativa e moderna.

Já o lançamento do vídeo Maery narra, em primeira pessoa, a história de Belém desde antes da chegada dos portugueses à capital.

O Fórum Landi ainda vai divulgar os horários de visitação ao novo espaço.

Texto:

Victor Miranda

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!