Participaram mais de 100 delegados de diferentes regiões amazônicas da Colômbia.
X FOSPA- Em Florencia, Caquetá, no Pré-Fospa Colômbia, foi realizado o 3º Mercado Multicultural da Amazônia, tradicional espaço de encontro e troca de experiências em defesa da Amazônia colombiana. Nos dias 29 e 30 últimos, mais de 100 delegados, processos indígenas, camponeses, afros e urbanos de diferentes regiões amazônicas da Colômbia protagonizaram significativos avanços em debates e momentos de reflexões coletivas que serão sistematizadas e levadas ao X Encontro Internacional do Fórum Social Pan Amazônico, na cidade de Belém do Pará, de 28 a 31 de julho próximo.
Em meio aos temas em debate, Agroecologia na Amazônia (foto) foi o primeiro a entrar em pauta, com intervenções de Heraldo Vallejo, da mesa de Soberania Alimentar da Amazônia em Putumayo, Agripino Lara, da Vicaría do Sul, uma experiência de Bem Viver e Mercedes Mejia do Programa de Engenharia Agroecológica da Universidade da Amazônia.
Outras rodas de conversações sobre problemas na Amazônia colombiana aconteceram. A mega mineração que ameaça as montanhas de Mocoa pela empresa Libero Cobre e políticas ambientais que criminalizam o campesinato e não contribuem para a redução do desmatamento e suas causas, como posse e concentração de terrenos e hidrelétricas que afetam os rios da região, mobilizaram os participantes do Pré-Fospa Colômbia.
E muito mais: intercâmbios de experiências comunitárias, exposições, e ações culturais sobre os compromissos em defesa da Amazônia, soberania alimentar, gestão comunitária da água e de florestas, educação e comunicação para o bem viver também fizeram parte da programação, sob a bandeira histórica “Por toda vida defendemos a Amazônia”.
Realize sua inscrição no X FOSPA aqui.
Fonte: Fospa Colômbia
Edição: Tania Coelho