Prefeito Edmilson e arquitetos de Belém reúnem para tratar sobre a nova praça do Jaú
03/05/2022 09:49 em Novidades

A praça do Jaú, localizada na Av. Senador Lemos, terá um novo projeto de utilização do espaço. A proposta visa uma praça nova, que oferecerá à população, além da academia ao ar livre, área verde dedicada às crianças. A ideia é disponibilizar, em três níveis, um local para que a criança tenha contato direto com a natureza, a partir da colheita de frutas.

O projeto arquitetônico é liderado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e desenvolvido pela equipe de arquitetos de projetos especiais da Prefeitura de Belém, coordenado pelo arquiteto José Rayol. A reunião para detalhar o projeto arquitetônico foi realizada nesta segunda-feira, 02.

O plano prevê a colheita das frutas de acordo com a faixa etária da criança. “Para cada faixa etária, desde o nível um, será colocada uma espécie frutífera, como a acerola - que servirá para a colheita -, plantada no nível do chão”, explica José Rayol.

Ele diz ainda que, no nível de caramanchão, correspondendo a 2,5 metros, serão plantados pés de maracujá, para que a criança, com o apoio do pai, possa colher o fruto. “E, quando a criança estiver maior, poderá colher mangas, que estarão em uma mangueira de 4,5m de altura, contando com uma escada que estará no caramanchão”.

O arquiteto informa também que, seguindo o objetivo de estimular o contato da pessoa com a natureza, o projeto prevê a instalação de caramanchões para plantas aromáticas, como o jasmim.

Origem da Jaú - O nome do espaço surgiu por causa da antiga fábrica de roupas batizada como Jaú, localizada na Av. Senador Lemos e que se tornou bastante famosa em Belém na década de 1960.

Segundo o coordenador de projetos especiais, o novo espaço não será apenas para contemplação e lazer, mas será também educativo, para que a criança conheça a origem das plantas que estarão no local.

Texto:

 

Joyce Assunção

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!