Servidora Graça Castro é pessoa com deficiência (PCD) auditiva e de locomoção, se sente mais valorizada em expor e comercializar seus produtos na praça
Artesanato, confecções, perfumaria, comidas regionais e serviços de beleza foram comercializados na I Feira das Servidoras da Secretaria Municipal de Economia (Secon), neste domingo, 1, na Praça Milton Trindade, o Horto Municipal de Belém. A ação é uma forma de incentivo e valorização do talento das servidoras, que também promove o empreendedorismo.
Graça Castro trabalha há 20 anos na Secon. A agente de vias públicas, que comercializa artesanatos em MDF, feltro e garrafas recicláveis, ver a Feira das Servidoras como uma grande revelação dos talentos das mulheres.
“Eu, como pessoa com deficiência (PCD) auditiva e de locomoção, sinto-me ainda mais valorizada em mostrar e comercializar meus produtos aqui. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Belém, pois nunca tinha participado de uma feira exclusiva para as servidoras”, afirma e a funcionária da Secon.
Feira de diversidades
Quem foi ao Horto Municipal também ficou surpreso com a Feira das Servidoras. Silvana Araújo foi do bairro da Pedreira curtir a praça e aproveitou para comer o famoso vatapá da dona Silvia, bastante conhecido e apreciado entre as servidoras. “Fiquei impressionada com as diversidades dos produtos ofertados na feirinha e esse vatapá está simplesmente imperdível”, contou Silvana.
Já a pequena Lara Lobo, de 7 anos, aproveitou para pintar as unhas, no espaço de beleza kids, também colocado pelas servidoras, no Horto Municipal de Belém.
Incentivo – O secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, que também foi à praça Milton Trindade e ressaltou a importância do Programa de Valorização da Servidora e Servidor, promovido pela Prefeitura de Belém, como uma forma de reconhecer o potencial de cada mulher.
Ele enfatizou, que a feira é vista como um grande diferencial da atual gestão gestão municipal, por isso, a ideia é promover outras ações que revelem o empreendedorismo das servidoras.