Mês dos povos indígenas encerra com programação cultural em Belém
29/04/2022 17:15 em Novidades

Foto: Agência Belém

O anfiteatro do Memorial dos Povos serviu de palco para as atividades culturais da culminância do mês de luta e resistência dos povos indígenas da Prefeitura de Belém, durante toda a manhã desta sexta-feira, 29.

O evento foi marcado por apresentações artísticas e literárias de diversas etnias indígenas e contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino e da população. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da atividade e destacou o compromisso da gestão municipal com os povos indígenas. “Belém já é uma cidade multiétnica antes da chegada dos colonizadores. Esse é o momento de reafirmar a importância histórica das comunidades indígenas para a construção do futuro”, afirmou. 

Acolhimento 

“É importante que a prefeitura leve a voz dos povos indígenas para todos os lugares, principalmente para dentro das escolas. É necessário que as crianças conheçam os povos indígenas em sua essência e verdadeiramente”, afirma a universitária indigena Raquel Xipaya, que prestigiou o evento. 

Outra indígena que participou da culminância cultural foi a também universitária Maria Lígia Pérez, da etnia Warao, que já está morando em Belém há dois anos. “Sou muito orgulhosa de ser indígena e agradecida por ter sido bem acolhida pela Prefeitura de Belém em um abrigo”, conta, ela que é uma das refugiadas em Belém.

Mês de luta e resistência indígena

Abril é o mês de luta e de resistência dos povos indígenas na capital paraense, período em que o país celebra o dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Indígena. Diversas secretarias municipais se envolveram durante o mês todo para fomentar políticas públicas para a comunidade indígena residente em Belém.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant) foram as responsáveis por liderar as atividades executadas durante todo o mês.

“Hoje é um dia de culminar nossas ações, olhar e ver o que nós fizemos pelos povos indígenas. Nós queremos fazer uma educação em Belém antirracista. Nós estamos reconstruindo nossa cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, durante a programação que finalizou o mês alusivo aos povos indígenas. 

Texto:

Fabricio Lopes

COMENTÁRIOS