A história da artista multilíngue Priscila Duque é um dos temas centrais do filme (Foto: João Urubu)
O videopoesia “Carimbó: raiz da vida”, curta-metragem realizado de maneira totalmente independente e sem patrocínio ou editais, foi escolhido para representar a Amazônia na Seleção Latino & Native American Film Festival 2022, que começa nesta quinta-feira (21) e segue até 5 de maio, em Connecticut (EUA).
Produzido pelos artistas multilíngues Priscila Duque e Marcos Corrêa, ambos residentes do cultural distrito belenense de Icoaraci, a obra tem ganhado destaque entre festivais de cinema mundo afora, tendo sido selecionada no Oficial One Earth Awards 2022 (Índia); Seleção First Time Filmmaker Sessions 2022 e Seleção Lift-Off Filmmaker Sessions 2022 (ambos da Inglaterra), além de outros festivais nacionais e regionais.
O filme foi lançado no dia 20 de Novembro de 2020, Dia da Consciência Negra, recebendo após o título em Inglês: “Carimbó: Resistance Culture”. Com objetivo de apresentar a história de Priscila Duque, o curta-metragem trabalha dentro do conceito de poesia audiovisual híbrida, com inspiração vinda da sonoridade das marés e construções lírico-musicais da artista, associadas à imagens do cotidiano ribeirinho pelo olhar de Marcos Corrêa, que assina direção, produção e edição da obra.
Parceria próspera- Em 2021, a dupla de Icoaraci também lançou o videoclipe "Flor de Mururé" com patrocínio da Lei Aldir Blanc de Auxílio Emergencial aos setores culturais. O filme foi premiado com Menção Honrosa na 29ª edição do Festival Mix Brasil – Cultura da Diversidade (SP) neste mesmo ano, tendo sido exibido em mais de 15 festivais nacionais e 5 internacionais, incluindo exibições presenciais no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG) e em São Paulo, no CineSesc-SP.
Assista “Carimbó Raiz da Vida” em: Vídeo - Carimbó: Raiz da Vida - Rádio Iara (radioiara.com)
Mais sobre a seleção Seleção Latino & Native American Film Festival 2022 em Latino and Native American Film Festival - Xerb