Imagem: Elza Lima
Ju Abe
Em agosto de 2021, a fotógrafa belenense Elza Lima iniciou um curso de fotografia com alunos de diversas cidades do país. A inciativa fora encabeçada por ela, juntamente com os parceiros Studio Dez Belém. O desejo era conduzir aquela turma à um trabalho que teria como foco principal a imersão para a produção fotográfica cujo objeto era o cotidiano na região das ilhas de Belém.
Eram cerca de vinte fotógrafos e fotógrafas orientados por três professores: Elza, Jorge Teixeira e Valério Silveira. Eles passaram três meses se preparando para a imersão que geraria os objetos da exposição “Nas Curvas dos Rios”, que estreia hoje com entrada franca, em Belém. A imersão aconteceu em novembro de 2021.
“Passamos 5 dias morando dentro de um barco. Desembarcávamos para conhecer as comunidades, conversar, retratar não só as pessoas em seu cotidiano mas também as paisagens em momentos únicos como: a luz artificial sobre o colorido das casas à beira dos rios durante a noite, acompanhar as cores do entardecer e do amanhecer nos furos e igarapés, a textura e o movimento das águas na hora do banho e das brincadeiras das crianças, o brilho da preamar, da vegetação que margeia as águas, o brilho dos olhos e sorrisos de quem nos recebia no seu estado natural espontâneo e acolhedor, o colorido, as formas e os movimentos das ‘montarias’ pilotadas por homens, mulheres e crianças”, relata Neide Coelho, uma das fotógrafas a expor na mostra.
Depois da imersão, os fotógrafos ainda tiveram alguns encontros para definir a dinâmica da mostra, diz Neide, acrescentando que a exuberância da paisagem amazônica cumpre papel de pano de fundo para o tema central: a vida das pessoas daquele lugar: “o poético foi, justamente, ver a Amazônia no seu estado bruto através desse cotidiano ribeirinho”.
Foto: Elza Lima
A curadoria é de Elza Lima, que traz em sua bagagem várias exposições na Europa, além de figurar em acervos permanentes do MASP, em São Paulo, Centro Português de Fotografia em Porto, Portugal e MAM, no Rio de Janeiro. Coleciona prêmios na categoria de fotografia, com grande foco na Amazônia.
Pesquisadora do cotidiano da vida amazônica, não à toa o trabalho de Elza repercutiu para fora do Brasil: ele contribui para a consagração da fotografia amazônica enquanto necessária ao importante debate mundial sobre a preservação da Amazônia: o ecossistema vivo e necessário ao equilíbrio do planeta, com seus povos, costumes e tradições.
Serviço:
Mostra de fotografia Nas Curvas dos Rios
Datas: 8 a 17 de abril de 2022
Horários: Abertura às 20 horas (8/4). Terça a sexta de 15 às 19 e sábado de 9 às 12.
Entrada: franca
Endereço: Estúdio Dez Belém- travessa Rui Barbosa, nº 543- Reduto
Informações: Instagram @estudiodezbelem