Criatividade da gastronomia de Belém é tema no Festival Tempero de Origem
Novidades
Publicado em 27/03/2022

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), participou da terceira edição do Festival Tempero de Origem promovido pelo Governo do Estado.

O evento, realizado neste sábado, 26, contou com a palestra "Belém: cidade criativa da gastronomia", feita pelo titular da Codem, Lélio Costa, que pontuou a história da culinária paraense e a importância do selo de Cidade Criativa da Gastronomia conferido pelo Unesco, em 2015, reconhecendo o esforço da população em manter viva o engajamento e ampliação da participação da comunidade nos processos da gastronomia da região.

Uma culinária paraense é autêntica, marcada pela ancestralidade dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, saberes que contribuiram para o reconhecimento da Unesco. "Um selo que nos orgulha muito e que valoriza a nossa história, valoriza o nosso legado. Precisamos expor esse selo à disposição do mundo e explorar a potencialidade que tem para o Pará. Só quatro cidades tem o selo no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém", frisou Lélio Costa.

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, esteve no evento e afirmou que o festival é "extremante importante, porque a capital paraense é a síntese da cultura amazônica, por possuir todas as dimensões culturais e ser uma cidade multicultural, que aprendeu com os indígenas, negros e portugueses. A gastronomia é umas das suas principais marcas, elementos alimentares que não se encontra em outros lugares do Brasil", enfatizou.

O casal de empreendedores, a advogada Célia Sousa e o administrador Nathan Sousa, estava ansioso por estar pela primeira vez no festival gastronômico. "Para nós é muito importante estar aqui mostrando e lançando o nosso produto, o Açaínho, um produto do Açaí da BR (indústria de açaí). É uma grande vitrine para nós e mostrarmos aos visitantes o produto feito a partir do açaí é gratificante", disse Nathan.

A estudante do primeiro semestre de gastronomia, Cibelly Ferreira, de 19 anos, afirmou que o evento é uma imersão na culinária paraense, sobretudo. "O nosso Pará é muito rico. Então, é  interessante  ter esse tipo de evento é importante para todos nós, com nossa cultura e temperos únicos".

Ampliar e fortalecer o Selo - O objetivo da Prefeitura de Belém é ampliar e fortalecer o Selo Cidade Criativa da Gastronomia, desenvolvendo ações como o Festival de Gastronomia nas Ilhas, capacitação dos barqueiros e a construção do Boulevard da Gastronomia.

O governo municipal será executor de um dos mais relevantes projeto do Norte do país, o Boulevard da Gastronomia, um investimento de R$ 5 milhões que transformará a área do Boulevard Castilhos França, perímetro que fica ao lado da praça Magalhães Barata, entre a Avenida Presidente Vargas e a Travessa Frutuoso Guimarães, em um grande corredor gastronômico aberto e com espaço modernizado para convivência.

Festival Tempero de Origem - O festival continua neste domingo, 27, das 10h ás 19h,  com a promoção da imersão de chefes de cozinha, empreendedores e público geral na cultura gastronômica paraense.

Texto:

Joyce Assunção

Comentários