Começa hoje a Semana de Arte Themonia, programação nascida de uma parceria entre a Fumbel e o coletivo Themonias, grupo de drag queens belenense, fundado em 2014.
O grupo Themonias ficou conhecido em Belém a partir da festa “Noite Suja”, promovida pelo coletivo de mesmo nome, que foi o berço das Themonias.
Elas utilizam a estética das festas de aparelhagens e do tecnobrega, os figurinos do Festival de Parintins e figuras da ancestralidade amazônica para compor os visuais das dragqueens “monstruosas”, como elas mesmas se definem.
As queens belenenses trabalham dentro do universo que elas chamam de “estética do grotesco” , montando-se com restos de garrafas de Corote, bitucas de cigarro, gigantes vestidos feitos de plástico, além das maquiagens feitas com pigmentos comprados em casas de temperos e plantas locais. Alguns dos nomes conhecidos do coletivo são Uhura Queen, Tristan Soledade, Flores Astrais e Gigi Híbrida.
O evento traz uma programação diversa que irá envolver discussões sobre produções de moda e arte, exibições de audiovisual, performances e mesas redondas distribuídas ao longo dos dias 24, 25 e 26 de março. Confira abaixo a programação completa:
Semana de Arte Themonia
24/03 (quinta-feira) – Palacete Bolonha
18:30- abertura da exposição “Desfecho” e apresentação performática “camaleoa”, em libras.
19:30- Mesa Redonda intitulada “Arte Themonia na cidade de Belém. Já ouviu falar?”.
25/03 (sexta-feira) – auditório Acyr Castro (Memorial dos Povos)
18:30- exibição dos documentários “Lauraete- Xan Marçal” e “Corpo Travesti- Flores astrais”, seguida de um bate-papo sobre as produções exibidas.
19:30- Roda de conversa sobre produção de moda e figurino no universo das Themonias e drag queens na cena paraense.
26/03 (sábado) – anfiteatro do Memorial dos Povos
17:00- Show cultural, atrações musicais, performances, mini desfile performático, discotecagem e feirinha de produtos.
Com informações de Folha de São Paulo e Instagram @fumbelcultura