Confirmado para julho, em Belém, X Fórum Social Pan-Amazônico recebe movimentos sociais para integrarem as atividades preparatórias
23/03/2022 09:07 em Novidades

A organização do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) promove nesta quarta-feira, 23, a primeira plenária do evento, em Belém, onde se reunirão representantes de movimentos sociais para articular as atividades que farão parte da programação oficial do evento, que ocorrerá de 28 a 31 de julho, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

O membro do comitê organizador do Fospa, Luiz Arnaldo Campos, que é coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, informa que as atividades da programação do Fospa envolvem diversas lideranças da Amazônia e vão culminar em apresentação de propostas para solucionar problemas da região.

Diagnóstico e solução 

"Há uma preocupação grande nesse X Fospa de ir além dos diagnósticos, apresentarmos propostas e dizer o que vamos fazer", afirma Luiz Arnaldo Campos.

Ele ressalta que a plenária desta terça-feira inaugura uma nova fase do X Fospa, com engajamento direto dos movimentos sociais na preparação prática do evento.

Campos informa que na plenária serão formadas comissões de trabalho para atuar nas áreas de infraestrutura e território, recepcão e alojamento, atividades autogestionadas e outras que o debate demonstrar necessário.

O X  Fospa será organizado em torno de cinco casas: Bens Comuns, Povos e Direitos , Territórios e Auto Governo, Mãe Terra, Mulheres e Resistência. 

Na sexta-feira, 25, serão anunciads as Comissões das Casas de Saberes e Sentires, que definirãoo os temas e os debatedores das Casas. 

Inscrições para o X Fospa

Até o final deste mês de março, segundo Campos, serão lançadas as inscrições individuais e para as atividades autogestionadas no site do X Fospa. 

Pela terceira vez a capital paraense sediará o Fospa, que reunirá representantes dos nove países da Pan-Amazônia: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além de outros países da Europa e Ásia.

Também haverá representantes dos povos originários e tradicionais da Amazônia e outros países, de movimentos sociais, ambientalistas, professores, cientistas e autoridades para debater e apresentar políticas em defesa da Amazônia. 

O X Fórum Social Pan-Amazônico coloca a capital paraense na rota de importantes eventos internacionais e contribui também para aquecer a economia local, por meio do fluxo de turistas, movimentando pequenos empreendedores de diversos segmentos, desde alimentação à comercialização de produtos regionais.

A primeira plenária para organização do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) será realizada na sede dos Sindicato dos Bancários, localizado na rua 28 de setembro, no bairro do Reduto, das 14h às 18h. 

 

Texto:

Joyce Assunção

COMENTÁRIOS