Com o objetivo de criar políticas públicas para intensificar a luta contra o racismo, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou na tarde desta segunda-feira, 21, o decreto que oficializa a Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant).
Criada em 2021, a coordenadoria passa, a partir de agora, a existir por meio do Decreto 103.700/2022, do dia 15 de março de 2022.
“Fiz questão que fosse hoje, por ser Dia internacional de Combate à Discriminação Racial. O racismo atinge muitos povos e reconhecer uma política de combate ao racismo é de extrema importância. As iniciativas estão sendo tomadas com o objetivo de fazer valer a pena um governo popular”, explica Edmilson Rodrigues.
Durante o ato de assinatura, o prefeito destacou a diversidade de povos indígenas na Amazônia, assim como os de matrizes africanas, remetendo a própria diversidade da formação histórica e cultural do povo brasileiro.
Expansão das ações de combate e prevenção ao racismo
Para a coordenadora adjunta da Coant, Jomara Tembé, o reconhecimento da coordenadoria vai trazer mais ações de combate ao racismo.
“Buscamos ajudar os nossos povos, que foram muito massacrados. É um processo de conquista para todos nós, é gratificante saber que existe um governo que olha para essa política e só temos a crescer”, ressalta Jomara.
Com a oficialização, a coordenadoria poderá estender suas ações, a partir de convênios com órgãos municipais, estaduais e federais e ser um órgão permanente nas politicas do município de Belém, ressalta a coordenadora Antirracista, Elza Rodrigues.
“A coordenadoria terá uma legislação própria, a partir de agora. A Coant agora é permanente e vamos poder fazer convênios municipais e estaduais, além de captar recursos próprios. Este ato é importante, simbolicamente, pois a luta negra é pautada por essas conquistas institucionais e para chegarmos até aqui, muitas pessoas negras, que não estão aqui, pensaram e elaboraram para contribuir com essa luta contra o racismo”.
Reconhecimento
Para a coordenadora adjunta da Coant, Jomara Tembé, o reconhecimento da coordenadoria vai trazer mais ações de combate ao racismo.
“É muito importante o reconhecimento da Coordenadoria. Vamos poder desenvolver diversas ações de combate ao racismo”, comentou.
O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura e o titular da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (SecDH), Max Costa, também participaram do ato.