Líbero Luxardo exalta cinema francês com programação gratuita
18/03/2022 16:33 em Novidades

"Makala" retrata a vida no Congo 

 

cinema francês ganha programação gratuita especial em Belém neste mês de março. Iniciou nesta quinta-feira, 17, no Cine Líbero Luxardo, o Ciclo de Cinema Francófono, programação fruto de parceria entre a Aliança Francesa de Belém , o Consulado Geral da França e a Cinemateca Francesa, cujo escopo apresentará sete produções recentes do cinema em língua francesa.

São filmes de várias nacionalidades, gêneros e temáticas diferentes, exibidos em sessões gratuitas. O Ciclo de Cinema Francófono segue até o dia 23 de março, com sessões todos os dias, sempre às 16h.

A programação estreou com “Funan” (2018), animação dirigida por Denis Do, exibido nesta quinta-feira, 17. Nesta sexta-feira, 18, o público assistiu “Nossa Senhora do Nilo” (2020), filme de Atiq Rahimi premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O drama se passa num conceituado colégio interno católico, onde garotas são preparadas para integrar a elite de Ruanda.

No final de semana o ciclo continua. Sábado, 19, o Cine Líbero Luxardo exibe “Sistema K” (2018), documentário de Renaud Barrett; e no domingo, 20, “Makala” (2017), documentário de Emmanuel Gras.

Em “Sistema K” um grupo de artistas cria um movimento que objetiva democratizar a cultura em uma grande metrópole onde o setor costuma se destinar apenas às classes privilegiadas. Os artistas underground utilizam materiais recicláveis e seus próprios corpos para realizar performances instigantes nas áreas mais pobres da cidade, realizando uma espécie de intervenção urbana que tematiza a história social e política do país.

Já em “Makala”, um jovem morador de um vilarejo no Congo não tem muito a oferecer à sua família, mas está disposto a dar tudo de si para proporcionar-lhes um futuro melhor e com mais oportunidades. Na jornada para vender os frutos do seu próprio trabalho, ele aprende uma importante lição sobre a vida, a perseverança e o valor da família.

Makala” é exibido no dia 20 de março, quando é comemorada mundialmente a Festa da Francofonia, comunidade linguística que reúne os diferentes povos que têm em comum a língua francesa. A data celebra o idioma francês, que é um dos mais falados no mundo.

Na segunda-feira, 21, é a vez de “Rua do Deserto 143” (2019), documentário de Hassen Ferhani.

A programação encerra com “Se O Vento Baixar” (2020), drama de Nora Martirosyan, exibido na terça-feira; e “De Nossos Irmãos Feridos” (2021), drama de Helier Cisterne, exibido na quarta-feira.

Com informações de O Liberal.

COMENTÁRIOS