"Colossal" de Luis Girard terá pré-lançamento
25/09/2018 15:40 em Música

No sábado, dia 29 de setembro, às 21 horas no Barzin, o cantor e compositor paraense Luis Girard apresenta o Pocket Show de pré-lançamento de seu primeiro álbum musical solo, “COLOSSAL”. A performance mostra em primeira mão as canções que compõem o trabalho do cantor com o mesmo título que em breve já deverá estar disponível nos meios digitais e em CD.

Luis Girard é uma dos artistas locais mais marcantes, além de grande destaque na música ele também é ator, artista plástico, produtor cultural e assina a autoria de nove das dez faixas do álbum musical, entre as quais, seis delas são em parceria com o cantor e compositor Allan Carvalho. O álbum COLOSSAL se completa com a única faixa que não é autoral, o merengue inédito ‘Vila do Jenipapo’ do compositor Ronaldo Silva, feita especialmente para compor o trabalho musical de Luis Girard. 

COLOSSAL é uma obra de arte que já surge premiada. É o resultado do Projeto de Pesquisa e Experimentação “Nave do tempo – uma viagem pelos bailes da saudade”, idealizado pelo artista e que foi um dos contemplados no Edital do Programa SEIVA – 2018 de fomento à cultura na área musical, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura através da Fundação Cultural do Pará e a Casa das Artes.

A pesquisa buscou identificar o que se tocava ao vivo nas noites suburbanas de Belém entre os anos 60 aos 80 do século passado, mapeando as principais casas noturnas, cabarés, bares, gafieiras, os artistas atuantes, as celebridades regionais da época e suas importâncias devidas, ritmos, estilos, a composição das bandas, as danças e outros hábitos festivos da cidade como  as serenatas, as saudosas batalhas de confete carnavalescas e as festas populares do calendário regional como o Círio de Nazaré. Assim, ritmos como o merengue, a salsa, o bolero, o carimbó e o samba local são exemplos musicais que se recriaram na cidade até o surgimento e ascensão do brega, formando segundo a proposta a principal inspiração presente no trabalho e concretizada na produção do álbum musical e da apresentação ao vivo.

COLOSSAL é uma alquimia sonora primorosa e original sobre vestígios verdadeiros da música popular paraense e brasileira. O trabalho visa oferecer ao público atual uma sonoridade de gafieira com o sotaque paraense numa roupagem épica, recombinando a altivez dos naipes de metais e a delicadeza das cordas com a localidade das percussões como raramente se faz. É a recriação experimental de um ambiente saudoso com obras inéditas revivendo um tempo em que muitas canções se tornaram eternas na memória afetiva de seus apreciadores.

A experimentação artística conta com a Direção Musical e os arranjos do trombonista Manassés Malcher, que também toca ao lado do contra-baixo de Taylan Pereira, a guitarra e violão de Marcelo Pyroull e, completando a banda, das percussões de Márcio Jardim.

“Luis Girard COLOSSAL”

Conheça as canções:

01 – Bolero de la Flor (Luis Girard, Aninha Moraes e Allan Carvalho)

02 – Boemia da Campina (Luis Girard e Allan Carvalho)

03 – Tá cheiroso! (Luis Girard)

04 – Cinderela (Allan Carvalho e Luis Girard)

05 – É show! (Allan Carvalho e Luis Girard)

06 – Valsa para Aurora (Luis Girard e Allan Carvalho) 

07 – Genipapo (Ronaldo Silva)

08 – No grito (Allan Carvalho e Luis Girard)

09 – Está falso (Luis Girard)

10 – A poeira subiu (Luis Girard)  

COLOSSAL

Prêmio SEIVA 2018 

Serviço:

Local: Barzin (Avenida Duque de Caxias, 450, esquina com Travessa Antônio Baena – Bairro de Fátima).

Data: Quinta, 29/09/2018, às 21 h.

 

Foto: Carlos Borges

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!