Lauvaite Penoso e a poesia urbana na Amazônia
19/05/2016 17:56 em Música

A banda procura mostrar que a sabedoria popular e a poesia urbana na Amazônia são de grande valor e importância. Nascida em 2009, a Banda traz consigo uma musicalidade ampla, que vem do Carimbó à vivência musical de cada integrante, passeando do Rock ao Hip-Hop e do Baião ao Techno. Criada no meio da cultura popular e conectada com os sons do mundo, a Banda Lauvaite Penoso procura no contexto social e cultural da cidade de Belém a força e inspiração para compor seu som.

“Lauvaite Penoso” é uma expressão muito conhecida nas brincadeiras de pipas e papagaios nas periferias de Belém do Pará. Quando um brincante corta a linha do outro ele grita: "LAUVAITE PENOSO!" para anunciar que tem uma pipa caindo sem dono.

A Banda já participou de algumas edições da Festa Black Soul Samba, que há 06 anos movimenta o cenário festivo alternativo de Belém. Participou também da Final do CCAA Fest Belém 2013, passando por fases seletivas até chegar a final, onde 15 Bandas disputavam a premiação. Apresentou-se no SESC Boulevard em 2014, como Banda convidada. Foi selecionada para participar da Primeira Virada Cultural Belém 2014, com um Show realizado na Feira do Açai, importante local histórico da cidade de Belém. Por meio de seleção pública foi escolhida para se apresentar na 9ª Bienal de Cultura da UNE no Rio de Janeiro em 2015, sendo a única Banda do Norte do país a ser selecionada.

Em julho de 2015, o Lauvaite Penosos esteve em São Luís- Ma para ministrar a oficina de carimbó e lundu “O Tambor e o Corpo Soam”. As oficinas aconteceram na sede do Bumba-meu-Boi de Pindaré, onde foi realizado um show ao final, e no Laborarte. Na ocasião, houve apresentação no Centro Cultural Mestre Amaral, localizado no Centro Histórico da capital maranhense.

Em dezembro de 2015 estivemos em mais uma apresentação fora de Belém, dessa vez na Mostra Cultural da 3ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, após aprovação em Edital público.

Em 2016, dois grandes acontecimentos marcaram o percurso da banda: a participação no 2º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, em Eldorado dos Carajás, com um histórico show na Curva do S, em resistência e lembrança aos 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás e o lançamento do 1º EP da banda, contendo 5 músicas autorais.

Além dessas participações, a banda ajuda na composição das Rodas de Carimbó do Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci (Belém).

 As músicas Guamá Sound, Carangueijo na pista e Amador de tu, você confere na programação da Iara.

Integrantes:

Gabriela Maurity - Vocal
Rodrigo Ethnos – Vocal e Percussão
Johnny Craveiro – Violão, Flauta e Back Vocal
Diogo Craveiro - Guitarra e Back Vocal
Vitor Gonçalves – Baixo
Gley Mureta - Percussão e Back Vocal
Thiago Marinho – Percussão
Junior Dusik – Bateria e Samplers

 

Produção – Lorena Alves

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!