Fotos: Joyce Ferreira/ Agência Belém
A tradicional Feira do Miriti, que expõe a produção de diversos artesãos paraenses, foi aberta na noite desta quarta-feira, 4. Com 38 stands, a feira disponibiliza diversos materiais, que se transformam em brinquedos, souvenirs e outros produtos regionais nas mãos de artistas populares. Este ano, a feira funciona na praça Dom Pedro II, no bairro do Comércio.
O prefeito Edmilson Rodrigues visitou espaço da Feira de Miriti, que ficará montado até o dia 7 de outubro. Ao lado da prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, Edmilson Rodrigues andou pela feira e acompanhou o trabalho dos mais de 60 artesãos da cidade de Abaetetuba, que expõe na feira.
Prefeito Edmilson Rodrigues visitou a Feira do Miriti na noite desta quarta, 4.
Tradição no período do Círio
"A Feira do Miriti é uma tradição paraense, arte de um lugar especial, que é Abaetetuba. Parabenizo os artesãos que apresentam esse lindo trabalho, que mostra a identidade vinculada à arte do Miriti", declarou Edmilson Rodrigues.
O miriti é uma palmeira bem conhecida na região amazônica. Com ela, podem ser feitas diversas artes, entre eles brinquedos e imagens. Durante o Círio de Nazaré, o miriti é muito procurado.
Renda - Atuando como artesão há mais de 20 anos, João de Lima, de 43 anos, expõe seu trabalho em um stand na feira do miriti. O artista ressaltou a expectativa de uma boa renda. "Espero arrecadar um bom dinheiro durante esses dias. Estou vendendo quadros feitos de miriti, pássaros e a berlinda, que é o produto que mais tá saindo", explicou
O corretor imobiliário Nilson Ferreira, de 69 anos, destacou que a feira é um espaço bem paraense. "Aqui a feira é uma coisa que tem todo o ano, sempre existe. É uma coisa de destaque na época do Círio. E é uma coisa nossa, do Pará, do paraense".
Além do tradicional artesanato, a feira vai contar com apresentações musicais. "Quero agradecer o apoio da Prefeitura de Belém pelo espaço cedido para a realização da Feira de Miriti", disse a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho.