No período do Círio de Nazaré a capital paraense fica repleta de aromas e sabores, todos concentrados, em especial, no Complexo do Ver-o-Peso. Famoso por ser um lugar onde os paraenses e turistas podem encontrar os ingredientes para a preparação das comidas típicas do estado, servidas no tradicional almoço da festa religiosa. O espaço já está na expectativa das homenagens à padroeira do Pará: Nossa Senhora de Nazaré.
O movimento está intenso no Ver-o-Peso, pronto para atender consumidores, que recorrem diariamente ao local para a compra dos ingredientes do almoço do Círio. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Secon), cerca de 2400 trabalhadores formais e informais atuam na maior feira livre da América Latina, que em breve passará por uma revitalização em preparação para a COP-30.
Expectativa - A feirante Dinair Barros, que há 32 anos trabalha no Ver-o-Peso, já está preparada para viver mais uma experiência do Círio. "É a principal e a maior festa do Pará, né? Por isso, eu me emociono muito quando vejo a população transitando, assim como quando vejo a santa", relatou Dinair.
Ela trabalha com a venda de maniva pré-cozida, principal ingrediente da maniçoba, comida sempre presente nas mesas paraenses no almoço da festa religiosa, realizada no segundo domingo de outubro.
Para Dinair Barros, a maniçoba é a estrela da mesa quando se trata de homenagear a santa no domingo do Círio. "Evidente que a maniçoba é o principal prato nesse dia". A feirante comentou que, este ano, não deu para antecipar a compra de mercadoria, mas que tem perspectivas de realizar uma boa venda até a chegada da festa religiosa.
"Não deu pra antecipar a compra da maniva, mas, conforme vai chegando o material, a gente vai cozinhando e fazendo a venda. Mesmo assim, trabalhando com a expectativa de que a venda deste ano seja melhor do que no ano passado", disse otimista Dinair.
Faturamento - Para o feirante Orivaldo Santos, vendedor há 45 anos de outros ingredientes da maniçoba, a maior demonstração de fé do povo paraense à Nossa Senhora de Nazaré, representa também período de faturamento especial. "Para nós, feirantes, o Círio é como se fosse o nosso décimo terceiro salário, porque ganhamos 90% a mais se comparado a outros períodos do ano".
Baseado na própria experiência, ele afirmou que "trabalho há 45 anos aqui, então sei que a cada Círio aumenta a procura e a venda. Minha meta, este ano, é vender 900 kg de ingredientes, inclusive, no final deste mês de setembro, porque as vendas já começaram a esquentar", garantiu Orivaldo.
Com fé, feirantes do Ver-o-Peso aguardam os consumidores para a venda dos principais pratos do almoço do Círio 2023.
Novidades - Próximo ao Ver-o-Peso, a população de Belém e os visitantes que vêm conhecer a cidade poderão, em breve, usufruír de mais um lugar onde encontrar os sabores característicos da capital paraense: o Boulevard da Gastronomia, obra da Prefeitura de Belém, executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que está com 90% das obras avançadas.
Boulevard da Gastronomia já está com 90% das obras concluídas e será mais um atrativo para o turismo gastronômico para os paraenses e visitantes de Belém.
O empreendimento vai requalificar o Boulevard Castilhos França e desenvolver o turismo, a partir da valorização da gastronomia da capital, que possui o Selo Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.
Selo Cidade Criativa - Belém detém, desde de 2015, o Selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e à Cultura (Unesco).
O Programa Municipal da Gastronomia Criativa está sob responsabilidade administrativa da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). O órgão, ao longo da atual gestão municipal, desenvolve várias ações para fomentar a gastronomia e o turismo na cidade e também nas ilhas de Belém.
Texto: Douglas Borges, via Agência Belém