Multidão comparece à 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belém
Atualidades
Publicado em 25/09/2023

Créditos: Amarilis Marisa/ Agência Belém

A 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém saiu às ruas da capital paraense na tarde deste domingo, 24, com apoio da Prefeitura de Belém. O ponto de partida do ato, que cobrou respeito e inclusão pela diversidade sexual e de gênero, foi a avenida Presidente Vargas, tendo como ponto de chegada a praça do Operário, no bairro de São Brás. 

“Enquanto LGBTI+ venho pedir o respeito que a gente sabe que é difícil de ser conquistado. Queremos mostrar que todas as formas de amor são válidas e no final ele vence”, declarou a recepcionista Elaine Andrade, mulher bissexual, que pela primeira vez participou da Parada LGBTI+ de Belém.

Inês Silveira, madrinha da parada e presidente da Fumbel; Isabella Santorinne, Miss International Queen; e Leonora Bittencourt, Ativista LGBTI+

Experiências

Outra pessoa que pela primeira vez participou da parada é o professor e homem gay Charles Castro, que destacou, durante o evento, que movimentos pela diversidade e cobrança de direitos para as pessoas LGBTI+, como a parada, devem sempre existir. "Para mostrar para a sociedade que a população LGBTI+ existe e que todos são sujeitos de direitos também”.

Este ano, a parada teve como tema “Diversidade, inclusão, acesso e respeito”. De acordo com o Grupo Homossexual do Pará (GHP), instituição social organizadora da Parada LGBTI+ de Belém, o evento é o maior da região Norte do Brasil.

“A parada deste ano vem falando de acesso de forma ampla, levando em consideração que a população LGBTI+ está em todos os espaços e o que nós queremos é nada mais que a garantia do direito da nossa existência e ser feliz”, disse Bruno Gomes, integrante da organização do evento. 

Prefeitura apoia a causa

A Prefeitura de Belém reafirmou seu compromisso com a diversidade sexual e de gênero, por meio do patrocínio e apoio prestado ao ato, com a participação de órgãos municipais. Trinta agentes da Guarda Municipal, a pé e em motocicletas, e duas viaturas e duas motocicletas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) prestaram suporte na garantia da segurança das pessoas e do trânsito, na concentração, no trajeto e na dispersão da parada. 

A integrante da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Andrezza Mota, representou a Prefeitura Municipal no evento. “A prefeitura marca seu compromisso aqui com a população LGBTI+ da cidade, por meio de seus diversos órgãos. Essa é uma gestão que preza pela inclusão, respeito e garantia de direitos”, declarou.

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, foi eleita a madrinha da parada deste ano, o que, segundo ela, é um reconhecimento para a gestão municipal, que preza pela diversidade em todas suas nuances.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém
Comentários