1º Festival Gastronomia e Sustentabilidade promove o turismo consciente nas praias de Outeiro
Atualidades
Publicado em 25/09/2023

Prato "Paraense Pai D'égua", no restaurante LR Mariscos/ créditos: Ascom/ Funbosque

O 1° Festival de Gastronomia e Sustentabilidade da Ilha de Caratateua, realizado nas praias do Amor, Grande e Belo Paraíso, ocorreu neste sábado, 23. O evento foi idealizado para oferecer ao público uma experiência gastronômica, bem como divulgar os empreendedores locais e fortalecer a economia do Distrito de Outeiro.

A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque) em parceria com o Sebrae-PA e donos de restaurantes, visa beneficiar os pequenos negócios do segmento de alimentos e bebidas da Ilha.

Pratos exclusivos

No cardápio do festival, os 17 restaurantes participantes criaram pratos exclusivos para o festival utilizando insumos da culinária paraense e vendidos por R$ 49,99.  “É a primeira vez que venho à praia Belo Paraíso e escolhi o prato "Paraense pai d'égua", aqui do restaurante LR Mariscos. Estou  adorando o espaço e o atendimento que recebi aqui", contou Antônio Oliveira, servidor público.

O evento também contou com a feira de produtores locais, com fitoterápicos, biojoia, hortifrutigranjeiro, plantas ornamentais e medicinais, arte indígena em camisas, artesanatos em crochê, macramê e outros, show ao vivo.

Teve ainda a apresentação dos projetos desenvolvido nos cursos de gastronomia e técnico em recursos pesqueiros da Casa Escola da Pesca/ Funbosque, como o brigadeiro de chocolate com fibra de peixe, e também a sensibilização sobre a importância da Educação Ambiental.

O evento também contou com a feira de produtores locais, com fitoterápicos, biojoia, hortifrutigranjeiro, plantas ornamentais e medicinais, arte indígena em camisas, artesanatos em crochê, macramê.

Preparação para COP 30

De acordo com o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, o festival é uma oportunidade para apresentar um pouco dos projetos que a Funbosque tem desenvolvido dentro do distrito de Outeiro.

“Nossa perspectiva é criar uma nova dinâmica no comércio alinhada à educação ambiental, o combate às mudanças climáticas, e preparar nossos alunos e empreendedores locais para a Cop 30”, destacou o titular da Escola Bosque.

Alickson Lopes, presidente da Funbosque.

Parceria e Capacitação

A construção da parceria entre Sebrae, Funbosque e proprietários de restaurantes é um tripé para o serviço desenvolvido e oferecido pelo Sebrae em prol desse projeto, que será realizado anualmente para valorizar e fortalecer o empreendedorismo local.

"Nosso primeiro cliente é o parceiro, o segundo são os empresários, os donos de restaurantes, de bar e lanchonete, e o terceiro é o consumidor final. E para fomentar o trabalho desenvolvido pelos empresários da ilha e prepará-los para o festival, o Sebrae realizou os cursos Como Atender Bem ocCiente e Formação de Preço e uma consultoria individualizada sobre Desenvolvimento de pratos para os participantes do evento, explicou Edna Santos, coordenadora da Agência de Negócios Metropolitana do Sebrae/PA.

Selo Cidade Criativa da Unesco

Belém detém, desde de 2015, o Selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Programa Municipal da Gastronomia Criativa está sob responsabilidade administrativa da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) que, ao longo da atual gestão municipal, desenvolve várias ações  para fomentar a gastronomia e o turismo nas ilhas do município .

Texto: Amanda Cardoso, via Agência Belém
Comentários