6ª edição do Festival Gastronomia das Ilhas está em preparação na Ilha do Combu
Atualidades
Publicado em 15/09/2023

Combo preparado para a 3ª edição do Festival Gastronomia, ocorrido em Icoaraci, promovido pela Prefeitura de Belém (Fotos: Ascom/ Codem)

A ilha do Combu será palco da 6ª edição do Festival Gastronomia nas Ilhas, realizado pela Prefeitura de Belém, nos dias 11  e 12 de novembro. A preparação para o evento já começou. Na quarta-feira, 13, representantes de vários órgãos da administração municipal estiveram na ilha para apresentar as ações do festival, incluindo o curso de Planejamento de Cardápio, que será ofertado gratuitamente, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si, para os donos, cheffs e demais profissionais dos restaurantes do lugar.

O curso com a oferta de 20 vagas será realizado entre os próximos dias 18 e 22 de setembro, na própria ilha, com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), instituição contratada pelo Banco do Povo de Belém.

Economia criativa

O Festival Gastronomia nas Ilhas visa estimular a circulação dos belenenses e turistas nas ilha de Belém, fomentando o turismo, a economia local, a geração de emprego e renda e a preservação ambiental. Além disso, o evento tem o objetivo de fortalecer o selo Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a Belém pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O festival é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

"O Restaurante Farol da Ilha cedeu o espaço para reunirmos hoje com os donos de restaurantes e os trabalhadores para falar sobre o festival. O objetivo é fazer uma atividade conjunta, envolvendo vários órgãos, como a Codem, Banco do Povo, e também estão aqui a Copsan (Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional) e Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)", descreveu a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, que participou da reunião com os empreendedores do Combu. "O curso começará na próxima segunda feira, 18. Estamos prestando as informações sobre o curso e recolhendo as inscrições", acrescentou.

Boas práticas

O curso vai ensinar boas práticas e receitas voltadas à comida de praia, assim como pratos veganos com o aproveitamento de cascas, talos e sementes de frutas, verduras e legumes diversos. O mesmo curso foi realizado para donos de bares, restaurantes e pousadas na preparação ao 5º festival, no mês passado na ilha de Cotijuba.

"Além de fomentar a economia local e a geração de emprego e renda, o festival cria na cidade uma referência gastronômica. Ao assumir a gastronomia como uma ação de governo municipal conseguimos reunir vários segmentos da administração municipal para vir vir somar forças nessa diretriz maior, que é o fortalecimento do selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia, da Unesco", destacou o presidente da Codem, Lélio Costa.

Neste 6º Festival Gastronomia das Ilhas, os frequentadores poderão prestigiar os pratos que serão servidos pelos estabelecimentos participantes pagando o valor de R$ 59,90 pelo combo, contendo entrada, prato principal e sobremesa.

Texto: Enize Vidigal, via Agência Belém

Comentários