Um mergulho na Belém da Belle Époque pelo testemunho vivo de Ramon de Baños, o pioneiro do cinema amazônico
Atualidades
Publicado em 11/04/2023

O cineasta catalão Ramon de Baños viveu na Belém do início do século XX, e, através de sua arte, fez riquíssimos registros da Cidade das Mangueiras à época da Belle Époque, incluindo filmes, documentários, fotografias e até um diário. Todos estes registros deste pioneiro do cinema amazônico foram reunidos pelo historiador também catalão Pere Petit, na obra “Ramon de Baños: Um Pioneiro do Cinema Catalão na Amazônia", a ser lançada nesta quarta (12), no Núcleo de Conexões Na Figueiredo, às 19 hs.

Pere Petit vive em Belém e é professor da UFPA. Ele contou à jornalista Wal Sarges, do Diário do Pará, que foi convidado a conhecer seu conterrâneo e publicar sua historiografia. “No livro tem a biografia dele, desde quando nasceu, além de dois anos em que viveu em Belém, com relatos próprios do cineasta de quando contraiu malária duas vezes e foi se recuperar em Barcelona. Ele esperava voltar para Belém, mas não deu certo dele retornar”, disse o historiador.

A publicação foi patrocinada através de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues, contando com revisão da historiadora Telma Saraiva e da jornalista Raquel Eltermann, além de apoio do Fórum Landi.

Entre os instigantes relatos de Ramon de Baños sobre a Belém da Belle Époque, encontram-se registros do Círio de Nazaré, em 8 de outubro de 1911. Confira o trecho coletado em primeira mão através dos canais de comunicação dos autores.

“...E chegou o tão esperado domingo 8 de outubro de 1911. (...) levei minha escada tripé ao local que já havia escolhido, ao lado de uma das laterais do arco por onde passaria obrigatoriamente toda procissão. A colocação da escada originou não poucos protestos por parte das pessoas que já haviam escolhido de antemão aquele lugar, mas com boas razões tudo se ajeitou e pude me instalar convenientemente. Uns oito dos meus ajudantes protegiam a base da escada de possíveis empurrões, pois aquela avalanche humana que se engrossava rapidamente poderia muito bem derrubar a escada, a câmera e eu mesmo.(...)o desfile contínuo daquela grande multidão, portadora de inúmeras promessas a virgem de Nazaré –promessas de grande extravagância, cada uma das quais com sua própria história-faziam que eu, da altura em que me encontrava, que dominava toda a avenida , fosse captando inúmeras cenas daquele fervor religioso que enchia o coração do povo paraense: cenas em que se via gente negra com grandes pedras que mal podiam sustentar na cabeça; mulheres que levavam caixões brancos, nessa promessa se adivinhava o agradecimento por ter salvo um familiar de uma morte certa; pessoas que arrastavam grossas correntes presas no tornozelos ensanguentados, avançando lentamente, com muito esforço, quase desmaiando; havia pessoas que traziam em seus braços enfermos e aleijados e podíamos perceber que em seus olhos brilhava a chama da fé” ...(PETIT, 2023,pp. 84-85).

 

Serviço

Lançamento do livro “Ramon de Baños: Um Pioneiro do Cinema Catalão na Amazônia", do historiador e professor da UFPA Pere Petit

Data: 12/ 04/ 2023

Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo

Horário: 19 hs

Entrada: grátis, com venda do livro a R$ 60,00

 

Por Ju Abe

Comentários