Comemoração da campeã na Aldeia Cabana/ Créditos: Joyce Ferreira
A Associação Carnavalesca Bole-Bole é a grande campeã do 1º grupo do carnaval de Belém em 2023. A escola contou na Avenida do Samba a história de Ronaldo Silva, poeta cantador com mais de 30 anos dedicados ao estudo da rítmica e do imaginário popular da região amazônica.
Cantando histórias sobre as paisagens e atividades culturais amazônicas, constituiu um universo de sonoridade e visualidade multicor que se afirmou por meio de sons, elementos simbólicos de folguedos, danças e manifestações da religiosidade popular. A apuração ocorreu na tarde deste sábado, 25. Acadêmicos da Pedreira e Xodó da Nega ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Terceira agremiação a desfilar no domingo, 12, a escola do bairro do Guamá levou para a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel o enredo “Ronaldo Silva - Universo cantador na folia do Carnaval”, se debruçando sobre uma das mais autêntica expressão de um povo, a chamada arte popular.
Desfile da Bole-bole na Aldeia Cabana (Foto: Jotapê)
Ao todo, 30 jurados avaliaram as agremiações que desfilaram a partir das noites de sábado, 11, e domingo, 12. A leitura das notas ocorreu no auditório da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, na Aldeia Cabana, neste sábado, 25, onde somente as diretorias estavam presentes. As torcidas das escolas se concentraram na pista da aldeia para acompanhar o resultado através de um telão.
Foram dez quesitos avaliados: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-estandarte e Samba-enredo.
Ao iniciar a apuração, o presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho, fez pronunciamento agradecendo e parabenizando as escolas do primeiro grupo.
"Depois de dois anos de pandemia, o espetáculo foi rico em graça e alegria. A população ficou feliz, a gente voltou com força total e mostrou que Belém tem tradição, tem Carnaval. Mesmo com chuva, o público compareceu e aproveitou um lindo desfile das escolas de samba na Aldeia Cabana", declarou Mouzinho.
“Por já ter vivido várias a gente considera a apuração o momento que ao mesmo tempo ele é tenso, mas ele também é recheado de muita ansiedade. Essas escolas trabalharam pra colocar aquilo que elas acharam de melhor na avenida, para brindar o povo que esteve prestigiando os desfiles".
Para além disso, o presidente da Fundação destaca "um corpo de jurados técnico, capacitados, treinados para julgar o que eles observaram, então eu considero também esse momento de encerramento positivo e que os vencedores possam estar tranquilos, possam ir para as suas comunidades comemorar com todos aqueles que contribuíram coletivamente para o sucesso das escolas”, disse o presidente da Fumbel, após apuração do resultado.
Resultado do 1º Grupo do Carnaval de Belém em 2023:
Associação Carnavalesca Bole-Bole - 1º lugar;
Acadêmicos da Pedreira - 2º lugar; e
Xodó da Nega - 3º lugar.