Carnaval de rua volta à Icoaraci
09/02/2023 08:54 em Atualidades

Foto: Felipe Neves/  PMB

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), promove uma grande retomada do carnaval de rua no distrito, com um corredor da folia montado na rua 15 de Agosto, no bairro da Ponta Grossa e do Cruzeiro, entre a travessa Berredos e avenida Dr. Lopo de Castro. Serão seis dias de cortejos de blocos.

O Circuito Icoaraci Folia será gratuito, entre os 17 a 22 de fevereiro. A iniciativa pretende fomentar o turismo e o comércio do distrito, tornando-o uma rota alternativa para os foliões da região metropolitana de Belém.

Gregório Neto, agente Distrital de Icoaraci, fala da importância da valorização da cultura popular do distrito. "Esse será um evento inédito em Icoaraci. O objetivo é unir as tradicionais manifestações carnavalescas do distrito em um único corredor da folia, promovendo um carnaval ousado, seguro e mais organizado. Além disso, todos os dias terá um trio da Adic com atrações culturais de renomes regionais e nacionais”.

Gregório comentou a segurança durante a programação. “Será uma grande ação integrada da Prefeitura de Belém com vários órgãos de segurança pública para garantir um carnaval com muita alegria e segurança para a todos”.

Operação Carnaval Icoaraci 2023

O planejamento da segurança do carnaval iniciou dia 12 de janeiro em uma reunião, na sede da Agência Distrital de Icoaraci, com a presença da Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém, Juizado da Infância e Juventude de Icoaraci e Ministério Público do Pará.

O projeto Circuito Carnavalesco de Icoaraci foi totalmente aprovado e elogiado pelos órgãos de segurança pública.

Nessa primeira reunião, foram definidos planos de ação de trabalho para garantir um carnaval com segurança para a população.

Carnaval mais democrático 

A Adic mobilizou os blocos de carnaval de rua do distrito para desfilarem com os seus foliões no corredor da folia, que será montado na rua 15 de Agosto, entre a travessa Berredos e avenida Lopo de Castro. No total, mais de 20 blocos passarão pelo Circuito de Carnaval, que contará com mais de 52 horas de programação.

A Prefeitura de Belém está preparando uma grande estrutura para acomodar os brincantes, famílias e trabalhadores que participarão da atividade. A via será isolada com grades de contenção para garantir a segurança dos foliões.

Três trios elétricos se revezarão nos cortejos com os blocos de carnaval. Para quem quiser apenas assistir a folia, serão montadas arquibancadas ao longo do corredor.

Programação

Dentro da programação acontecerá também o desfile oficial das escolas de samba e blocos carnavalescos do distrito, na segunda-feira, 20, a partir das 19h. O desfile oficial do Carnaval 2023, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), volta após dois anos de suspensão, por conta da pandemia da covid-19. No total, sete grupos do distrito participam do concurso.

Confira algumas atrações já confirmadas no circuito: Banda Fruto Sensual, Mc Dourado, Nosso Tom, New Wave, Vem pro Rolê, Bandoleiros, Swing do Panda, Gemilly, Nandinho Pressão, O Show dos Gordinhos e Djs Betinho e Jean Apollo.

A programação completa do Circuito Icoaraci Folia será divulgada nos próximos dias nas redes oficias da Prefeitura de Belém e da Agência Distrital de Icoaraci.

 
Texto: Felipe Neves, via Agência Belém
COMENTÁRIOS