Programação diversa e especial agitam o aniversário de Belém nesta quinta-feira, 12
12/01/2023 10:32 em Atualidades

Foto: Agência Pará

 

Para comemorar os 407 anos de Belém, nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém preparou um dia cheio de programação especial.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e vários titulares de órgãos da Prefeitura, participam logo pela manhã, às 7h, da missa em Graças pelo Aniversário de 407 anos de Fundação de Belém, na Catedral de Belém. Depois seguirá, às 8h, para o Abraço e Culto pelo Aniversário de Belém realizado pela Assembleia de Deus, na Praça do Relógio.

Às 9h30, participam da entrega de equipamentos para batedores de açaí e certificação técnica de manipulação de alimentos. Ainda pela manhã, entre 9h e 10h, terá o Bolo para Belém, com 10 metros de comprimento e recheio de cupuaçu, e desfile de moda “O Ver-o-Peso Respirando a Moda”. Todos no Estacionamento do Ver-o-Peso.

Às 11h, no Canal do Tucunduba, esquina com a Trav. Lauro Martins, vai ocorrer a inauguração do quarto trecho da Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que compreende os canais da União e Timbó. A entrega vai beneficiar os bairros do Marco, Guamá, Terra Firme e Canudos.

No período da tarde, às 15h, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, vai entregar a Unidade de Educação Infantil da Terra Firme. Na UEI foram realizados os serviços de reforma geral da cobertura, pintura, revisão elétrica, hidrosanitária, impermeabilização dos ambientes e climatização. O valor de investimento da obra foi R$  663.736,13  Esta é a 17ª unidade escolar entregue à Belém. Um presente às crianças da cidade neste aniversário de 407 anos.

Às 17h, o prefeito participa da cerimônia de entrega de mais uma Usina da Paz, no bairro do Guamá, além de entrega de viaturas, rádios e drones para a Guarda Municipal de Belém.

A programação do dia de aniversário encerra com a cerimônia de Entrega da Comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, na Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha, às 19h.

História da cidade  

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou também chamada de Belém do Pará, está localizada ao nordeste do estado, a 120 km do mar e 160 km da linha do equador. Possui aproximadamente 1.059,466 km² (IBGE) de área territorial, tendo como capital o Estado do Pará.

A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco, capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte, desembarcou com suas tropas na foz do rio Guajará, ponto estratégico para a defesa da Amazônia. Ali ele ergueu o Forte do Presépio, ao redor do qual se formou um povoado que inicialmente se chamou Feliz Lusitânia e depois passou a ser conhecido como Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, por fim, Belém do Pará..

Distante dos grandes centros políticos, Belém só reconheceu a Independência do Brasil um ano após sua proclamação. O descontentamento dos que preferiam continuar ligados a Portugal e a profunda desigualdade social fizeram com que, entre 1835 e 1840, a cidade se tornasse o palco de uma das maiores revoltas já ocorridas no país, a Cabanagem, na qual os rebeldes chegaram a tomar a cidade e instituir um governo próprio. Nela morreram cerca de 30 mil pessoas, entre governistas e rebeldes.

Foi durante o chamado ciclo da borracha, em especial entre 1879 e 1912, que a cidade viveu seu primeiro grande surto de crescimento. Praticamente todo o comércio da região passava por seu porto. O núcleo urbano se modernizou com construções como o Theatro da Paz e o Cinema Olympia, e a economia atraiu levas de imigrantes vindos de diversos países. Desde então, Belém ficou conhecida como a “metrópole da Amazônia”.

Hoje a cidade é a segunda maior da região norte, servindo como referência econômica e cultural e contando com inúmeras atrações turísticas.

População - Atualmente Belém tem uma população estimada de aproximadamente 1.506.420 habitantes (IBGE 2021), possui um povo hospitaleiro.
 

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém
COMENTÁRIOS